erros ao planejar a aposentadoria

Você já parou para pensar na sua aposentadoria? Eu sei que parece algo longínquo se você é jovem, ou sem esperanças se você já estiver próximo da idade da aposentadoria.

Entretanto, nunca é cedo demais ou tarde demais para pensarmos no futuro e garantir a nossa segurança financeira sem depender de governos e instituições. Afinal de contas, mesmo se a sua situação for crítica, é melhor juntar pouco do que nada, certo? Seu eu futuro agradecerá !

Para algumas pessoas, aposentar-se significa parar de trabalhar após os 65 anos, mas também pode significar guardar dinheiro durante a sua vida profissional para adiantar essa data.

Vale lembrar que a aposentadoria não deve ser vista somente como aquele dinheiro que você receberá do governo após os 65 anos ou o tempo de contribuição. Aliás, é perigoso depender da previdência social, pois a política e a economia brasileira são altamente instáveis. As leis mudam a cada ano, e nada garante que o dinheiro que você paga hoje ao governo irá retornar para você no futuro.

Então, pelo bem do seu futuro, não dependa exclusivamente da Previdência Social para se aposentar. É preciso o quanto antes guardar dinheiro e criar a sua reserva pessoal para a aposentadoria – e aqui não estou falando deste investimento.

Parece difícil em um primeiro momento, mas se você evitar alguns erros de início, é possível começar a preparar a sua aposentadoria em qualquer idade sem precisar de muito dinheiro. Aliás, quanto mais jovem você for, melhor – o poder dos juros compostos é muito grande em prazos longos, mesmo com quantias baixas. Mas, se você já tiver mais idade, o sacrifício poderá ser maior, mas não é impossível e com certeza irá valer a pena.

como planejar a aposentadoria

Poupar dinheiro é, por si só, muito importante, mas se você não pretende trabalhar pelo resto da sua vida (inclusive após os 65 anos), poupar para a aposentadoria deve ser uma prioridade em sua vida. Entretanto, isso só é possível se você evitar os 5 erros que irei explicar neste artigo.

Uma coisa interessante de se notar é que muita gente acredita que o governo e a economia são os principais agentes que podem arruinar a sua aposentadoria. Mas, na realidade, a maior parte dos erros vem das próprias pessoas e das suas crenças limitantes e estratégias incorretas sobre o assunto. Algumas destas crenças vem de expectativas irreais sobre o seu orçamento doméstico no futuro, ou na dependência total da Previdência Social.

Agora que você já sabe que a sua aposentadoria deve, primeiramente, ser garantida por você mesmo, vamos aos 5 principais erros de planejamento:

Erro 1: Não poupar nada para a aposentadoria

poupar para aposentadoria

A maioria dos brasileiros não guarda dinheiro para a aposentadoria por diversas razões, como por exemplo:

  • Acreditar que não tem dinheiro suficiente para criar a própria aposentadoria;
  • Acreditar que é jovem demais, ganha pouco e não vai fazer diferença;
  • Acreditar que é muito tarde para começar;
  • Depender cegamente da aposentadoria do governo;
  • Acreditar que é difícil ou desnecessário pensar em um prazo tão longo quanto a aposentadoria.

A verdade é que não importa quão jovem ou velho você é, de qualquer forma é preciso tornar a poupança para a aposentadoria uma prioridade em sua vida. Nunca é cedo ou tarde demais para começar. Afinal de contas, você nunca saberá quando esse dinheiro será necessário, quanto será o valor da sua pensão do governo e como será seu padrão de vida e suas necessidades na terceira idade.

Então, é melhor ter uma reserva própria, controlada por você, do que depender de terceiros e de governos que mudam as regras da previdência constantemente. Com valores tão baixos quanto R$ 100,00 por mês já é possível investir dinheiro.

Se você trabalha no setor privado , a situação é ainda pior, e os valores do teto do INSS podem ser muito baixos em comparação com o seu salário ao final da carreira.

Vale ressaltar que parte da razão pela qual as pessoas não poupam para a aposentadoria é o fato de que a maioria delas vivem somente para pagar as contas, tornando difícil pensar a longo prazo e separar o dinheiro para ser poupado. Não investir dinheiro e não ter um orçamento doméstico ou um planejamento financeiro prejudicam, e muito, o planejamento da aposentadoria.

Tenha em mente que o melhor momento para começar investir é justamente AGORA. Não ontem, nem amanhã, e sim HOJE.

Erro 2: Fazer dívidas e adquirir bens sem pensar no futuro

consumismo planejar a aposentadoria

Esse é o segundo erro mais comum, que a maioria das pessoas comete. Usar o salário ou fazer empréstimos para adquirir bens, sejam eles grandes ou pequenos (carros, imóveis, eletrônicos e até roupas e objetos decorativos), sem ter um planejamento financeiro é catastrófico a longo prazo.

Isso acontece pois, independente do quanto você ganha, ao final das contas sempre estará gastando mais do que deveria ou, no máximo, consegue fechar a conta no zero a zero.

Tenha sempre em mente: o seu salário não é uma medida de tudo o que você pode comprar. Jamais mantenha um padrão de vida igual ao que você pode pagar. O correto é viver abaixo das suas possibilidades, para sempre ter uma folga no orçamento para cobrir despesas inesperadas, emergências, investir dinheiro e planejar a aposentadoria.

Esse é um erro terrível pois se aposentar pela Previdência Social sem ter nenhum tipo de investimento fora dela resulta em uma queda drástica no seu salário mensal. O teto da previdência é baixo para quem trabalha no setor privado, onde não há a possibilidade de aposentadoria com salário integral.

Funcionários públicos conseguem ter um benefício maior, porém essa vantagem está acabando com as novas leis e reformas feitas pelo governo.

Agora imagine: você construiu um padrão de vida alto (que inclui gastos altos de manutenção) durante a sua vida inteira, e de repente se depara com a aposentadoria do governo que é um valor muito menor do que o seu último salário. Como se manter ?

Lembre-se também que, ao chegar em uma idade mais avançada, seus custos também serão maiores, principalmente no que se refere a remédios, saúde e bem estar.

E mesmo se os custos não aumentarem, você realmente quer chegar na terceira idade precisando trabalhar para complementar a renda? Sem poder curtir em paz a sua aposentadoria?

3- Acreditar que nunca precisará se aposentar

planejamento aposentadoria previdencia privada

Muita gente tem esse tipo de pensamento. Acreditam que gostam de trabalhar e jamais irão querer parar de trabalhar.

Ok. Gostar do seu trabalho é maravilhoso, mas assumir que você irá querer continuar trabalhando pelo resto da sua vida é um erro enorme. Seu trabalho pode parecer maravilhoso agora, mas jamais assuma que ele continuará bom por décadas.

Além disso, não há como saber se no futuro acontecerá algo que lhe impeça de trabalhar. Pode ser algum problema de saúde, problemas na empresa, ou alguma outra grande mudança na sua vida. Por isso, é importante além de planejar a aposentadoria, ter também uma reserva de emergência.

Erro 4: Subestimar seus gastos na aposentadoria

gastos na aposentadoria

Por algum motivo, muita gente acredita que irá gastar menos na aposentadoria, mas esse nem sempre é o caso.

É verdade que na aposentadoria você poderá gastar menos em algumas áreas da sua vida, como um financiamento imobiliário ou de um automóvel, além dos gastos mensais com transporte para o trabalho.

Mas, o que você deve ter em mente é que ainda existirão gastos com moradia – ao mesmo tempo que o imóvel estará quitado, ele também estará mais velho e precisará de maior manutenção. Os gastos com transporte poderão ser menores, mas ainda existirão. Gastos com alimentação, energia elétrica e entretenimento serão maiores – afinal de contas, você precisa preencher seu tempo.

E, principalmente, gastos com saúde. A terceira idade traz uma série de questões que envolvem a saúde que você deve levar em consideração.

Por fim, muitos aposentados acabam desenvolvendo novos hobbies e atividades para preencher o tempo. Isso traz gastos que devem ser considerados. Portanto, jamais caia no erro de pensar que seus gastos serão menores na aposentadoria. Prepare-se para manter o padrão de vida construído durante a sua vida profissional.

Erro 5: Usar a poupança da aposentadoria para cobrir emergências no presente.

reserva de emergencia aposentadoria

Esse é um dos piores erros financeiros que você pode cometer, e infelizmente muita gente cai nessa cilada, especialmente os mais jovens. Só porque você possui um dinheiro guardado, não significa que pode sacá-lo sempre que precisar. Esse dinheiro deve ter um objetivo – e se o objetivo for a aposentadoria, então só pode ser utilizado para tal fim.

Sacrificar o dinheiro da aposentadoria por algo no presente é uma prova clara da falta de planejamento financeiro. Grandes gastos devem ser planejados , e o dinheiro deve ser guardado separadamente para isso. E as emergências devem ser cobertas pela reserva de emergência, e não pelos fundos da aposentadoria.

Viu como tudo está conectado com o planejamento financeiro? É por isso que ele é tão importante.

Outro problema em retirar o dinheiro da aposentadoria antes do prazo é que alguns investimentos possuem penalidades no resgate antecipado. E mesmo aqueles que não possuem, acabam perdendo no longo prazo pois não irão mais sofrer a incidência dos juros compostos. Quanto mais tempo o dinheiro está investido, mais ele irá render, e por isso tirar o dinheiro antes da hora é uma má ideia.

Conclusão

Planejar a aposentadoria é um passo obrigatório em qualquer planejamento financeiro, independente da sua situação financeira. Depender do governo por décadas é uma má ideia, pois mudanças políticas e econômicas acontecem a todo momento.

Não deixe seu futuro na mão de terceiros. Planeje sua aposentadoria e quando a idade chegar, você terá a chance de trabalhar por opção, e não por necessidade. Após décadas de trabalho duro, é importante ter tranquilidade financeira para curtir a terceira idade.

Aqui no blog tenho vários artigos sobre investimentos, como criar um planejamento financeiro e também um artigo muito importante sobre a previdência privada, que recomendo fortemente a leitura caso você esteja pensando em investir neste produto financeiro.

Espero que o artigo tenha ajudado! Seja responsável pelo seu próprio futuro e as recompensas virão 🙂

como planejar a aposentadoria (6)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.