taxa zero no Tesouro Direto

Recentemente, navegando pelo Youtube, recebi um anúncio do banco BTG Pactual Digital que dizia ter taxa zero para investir no Tesouro Direto.

É verdade que existem muitas corretoras e bancos que não cobram taxas para investir no Tesouro Direto, mas não significa que seja taxa Zero. Isso acontece porque, ao investir no Tesouro Direto, você irá sim pagar uma taxa de custódia anual de 0.25% ao ano para a B3, independente da corretora que investir. A B3 é responsável pela custódia dos títulos, ou seja, por “guardar” os títulos que você comprou em seu CPF.

Porém, no anúncio, o BTG Pactual afirma eliminar inclusive a taxa da B3, sendo portanto um investimento no Tesouro Direto com taxa ZERO de verdade.

Se você ficou curioso, leia o artigo até o final pois irei explicar exatamente como isso pode ser possível.

Como Investir no Tesouro Selic com Taxa Zero? O que é o Fundo

A maneira com a qual você pode investir com taxa zero no Tesouro Selic  é através do Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF. 

Trata-se de um fundo de renda fixa criado pelo banco BTG Pactual.Ele não possui taxa de administração, e é recomendado para o investidor conservador. Veja no vídeo abaixo o anúncio sobre o fundo:

Agora você deve estar se perguntando: como é que o Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF consegue investir no Tesouro Direto sem pagar a taxa da B3 se eu, investidor, não consigo?

Isso acontece porque o fundo de investimento investe através de pessoa jurídica. O BTG Pactual é um banco, e por isso possui acesso a investimentos que não estão disponíveis para investidores pessoa física (como você).

O BTG Pactual compra os títulos públicos no mercado Institucional, que é como se fosse um “atacado” de investimentos. Esse mercado está disponível somente para empresas, e a custódia dos títulos não é na B3 (e por isso não possui a taxa de 0.25% ao ano). Então, quando o fundo de investimentos compra um Tesouro Selic, ele não pagará taxa.

Você, investidor, ao comprar títulos do Tesouro Direto através de uma corretora, banco ou pelo sistema do Tesouro Nacional, está negociando no “varejo”, pois não possui acesso ao “atacado”. E no seu caso, a custódia será da B3, e portanto, sempre haverá a cobrança da taxa de 0.25% ao ano para qualquer investimento no Tesouro Direto.

fundo BTG Pactual vale a pena tesouro selic

A oferta, portanto, não é enganosa. O que o fundo fará será investir o seu dinheiro diretamente no Tesouro Selic pelo “atacado”, sem cobrar nada por isso, pois a taxa de administração é zero. E você , investidor, poderá investir no Tesouro Direto com taxa zero de verdade, sem nem mesmo os 0.25% da custódia da B3.

O que o banco BTG Pactual ganha com isso?

Clientes. Porque, para investir nesse fundo, você precisa abrir uma conta nesse banco de investimentos. O que não é necessariamente um problema, pois a conta é 100% digital e sem custos de manutenção e transferência TED.

btg pactual digital vantagens

O BTG Pactual está usando essa estratégia para atrair investidores para a sua plataforma através desse investimento sem taxas. E assim, poderá ofertar outros produtos, como diversas modalidades de CDB, LCI, LCA e outros fundos, além da sua plataforma de negociação de ações. E é através desses outros investimentos que ele irá lucrar.

Entenda que esse fato não é ruim para o investidor, pois você também poderá receber ofertas muito interessantes de investimentos. Portanto, não precisa desconfiar: a oferta é legítima e válida, e não é propaganda enganosa.

Entretanto, existem algumas questões a serem levantadas, pois o funcionamento de um fundo de investimentos é diferente do investimento em títulos públicos, principalmente na questão do Imposto de Renda.

Características do Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF

O Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF é composto basicamente por títulos públicos, conforme estabelecido pelo regulamento do fundo:

“Parágrafo Primeiro – Para atingir seus objetivos o FUNDO deverá atender, cumulativamente, as seguintes condições:
I – até 100% (cem por cento) do seu patrimônio líquido tem que estar representado, isolada e cumulativamente, por:
(a) títulos públicos; ou
(b) operações compromissadas lastreadas em títulos públicos.
II – no mínimo 95% (noventa e cinco por cento) do seu patrimônio composto por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou indiretamente, a variação do CDI. ”

O Regulamento do Fundo é um documento importante que você sempre deve ler e avaliar com atenção antes de investir. Clique aqui para acessar o regulamento deste fundo do BTG Pactual. 

Outra informação importante é o valor mínimo para investir, que é de R$ 500,00. Esse também é o valor mínimo de permanência no fundo, ou seja, para continuar investindo você deve ter sempre esse saldo mínimo aplicado. E os aportes adicionais e movimentações podem ser feitos a partir de R$ 100,00.

Para ter acesso a esta e outras informações sobre o investimento, clique no link abaixo:

Clique aqui para acessar a página com as informações completas do fundo. 

Custos e Impostos

custos investimento btg pactual selic simples

A grande vantagem do Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF quando comparado a outros fundos de investimentos é a isenção da taxa de administração. E, como ele não possui custódia da B3, há também a isenção da taxa de custódia. Ou seja, não há nenhuma taxa para investir seu dinheiro neste fundo.

Já o Tesouro Selic possui a cobrança obrigatória da taxa de custódia da B3, no valor de 0.25% ao ano sobre o montante investido. Existe também a possível incidência de taxa de administração pelo banco ou corretora. Entretanto, atualmente a maioria das instituições financeiras não cobra mais essa taxa.

Apesar do Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF ser atrativo à primeira vista, é importante entender as diferenças entre investir seu dinheiro em um fundo e investir no Tesouro Direto da maneira tradicional.

Existe uma diferença importante com relação aos impostos. As alíquotas de IR e IOF cobradas sobre os rendimentos em ambos os investimentos são as mesmas (confira neste artigo), porém o fundo possui uma modalidade de cobrança chamada come-cotas, que não existe no Tesouro Direto.

O que é o come-cotas nos Fundos de Investimento

come cotas fundo de investimento

O come-cotas é uma cobrança semestral do Imposto de Renda que ocorre nos fundos de investimento. Trata-se de uma antecipação do Imposto que seria retido na fonte no momento do resgate.

A cobrança é feita a cada seis meses, no último dia de maio e novembro. O nome come-cotas existe porque a cobrança é feita pela redução do número de cotas que equivale ao valor do imposto retido sobre os rendimentos.

Na prática, funciona da seguinte maneira: ao invés do Imposto de Renda sobre os rendimentos ser cobrado somente na data do resgate (como é no Tesouro Direto), ele é cobrado de forma antecipada, na menor alíquota (15%) a cada 6 meses.

Na data do resgate do investimento, será cobrado o imposto residual, ou seja, já considerando o que foi retido antecipadamente no come-cotas.

Ao investir em um fundo, você não estará pagando mais imposto com o come-cotas, pois as alíquotas seguem a mesma tabela regressiva do Tesouro Direto e outros investimentos em renda fixa. A diferença importante é que, ao recolher o imposto semestralmente, de maneira antecipada, aquele dinheiro não irá mais render juros compostos.

Portanto, para investimentos a longo prazo, esses recolhimentos semestrais de IR podem representar grandes perdas pois esse dinheiro não irá mais render juros sobre juros.

No caso do Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF , há a incidência do come-cotas e esse custo deve ser considerado na sua decisão de investimento.

Apesar disso, pelo fato de não cobrar a taxa da B3 de 0.25% ao ano, que incide sobre todo o montante investido, ainda assim o fundo é vantajoso, já que o come-cotas é apenas a antecipação de um imposto que iria incidir de qualquer forma. E a perda em termos de juros compostos não supera o que você pagaria de custódia para a B3.

Rentabilidade e Liquidez

rentabilidade fungo btg pactual tesouro selic

Como o patrimônio do Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF é composto por títulos do Tesouro Selic, ,a sua rentabilidade seguirá a mesma regra do título público.

A rentabilidade do Tesouro Selic é a variação diária da Taxa Selic somada a um ágio ou deságio conforme a tabela de títulos públicos à venda vigente na data da compra.

A liquidez do Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF é a mesma do Tesouro Selic, ou seja, você pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento e o dinheiro estará disponível no dia seguinte.

Vale lembrar que, para resgates antes de 30 dias, há a incidência do IOF sobre os rendimentos. Portanto, tanto no Tesouro Selic quanto no Fundo do BTG Pactual, é recomendável manter o dinheiro investido por no mínimo 30 dias.

Veja na imagem abaixo um resumo das principais diferenças entre o Tesouro Selic e o Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF 

comparativo fundo btg pactual selic simples e tesouro selic

O Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF é seguro?

Existem algumas diferenças entre os riscos em investir em um Fundo ou no Tesouro Direto. A questão mais importante é que os fundos de investimentos não são protegidos pelo FGC como outros investimentos em renda fixa privados (CDB , LCI e LCA).

fundo btg pactual é seguro

Apesar disso, considera-se que o principal risco de um fundo é o seu portfólio, pois existem fundos de renda variável, fundos multimercado e fundos de renda fixa.

Dependendo dos investimentos que compõem o patrimônio destes fundos, a volatilidade do investimento poderá ser alta ou baixa. Então, se um fundo investe em ativos de menor volatilidade, ele é considerado mais seguro pois os preços e rentabilidades não irão variar muito.

No caso do Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF, o seu portfólio é composto basicamente por títulos do Tesouro Direto. Então, em termos de volatilidade não há grandes riscos, a variação da rentabilidade irá espelhar o Tesouro Selic.

Vale lembrar que o Tesouro Selic também não é coberto pelo FGC, pois trata-se de um título público. Mesmo assim, ele é o investimento mais seguro do país pois é garantido pelo Tesouro Nacional, que é a base do nosso sistema financeiro.

O Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF, por ser composto pelo Tesouro Selic, pode ser considerado muito seguro.  Mesmo que o Banco BTG Pactual venha à falência, o dinheiro aplicado no fundo não se mistura com o capital ou com o caixa desse banco, e portanto o dinheiro aplicado estará seguro.

Conclusão: Tesouro Selic x Fundo BTG Pactual: qual escolher?

vale a pena investir btg pactual tesouro selic

Para tomar a sua decisão, considere que o fundo Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF  é uma aplicação no Tesouro Selic e, portanto, ,deve seguir os mesmos objetivos e recomendações, que são:

  • Investir para a Reserva de Emergência
  • Investimentos a curto prazo
  • Investimentos temporários

Portanto, considere investir nesse fundo a quantia destinada para os objetivos acima.

A liquidez do fundo também é diária como ocorre no Tesouro Selic, e a rentabilidade líquida do fundo é superior ao Tesouro Selic devido à isenção da taxa da B3. E , em prazos curtos, o come-cotas do fundo não representará uma perda financeira, em termos de juros compostos, que supere a vantagem da isenção da taxa de custódia.

Em termos de segurança, mesmo sem a proteção do FGC, podemos considerar que o fundo é quase tão seguro quanto o Tesouro Direto, pois seu patrimônio é composto pelo Tesouro Selic.

Logo, vale a pena investir no Fundo BTG Pactual digital Tesouro Selic Simples FI RF, principalmente se você quiser uma opção para diversificar seus investimentos mais conservadores e a sua reserva de emergência.

Também vale a pena investir neste fundo se hoje seu dinheiro está na poupança e você quer começar a investir em algo seguro e com maior rentabilidade.

Ou seja, o Fundo BTG Pactual Digital Tesouro Selic Simples RI RF pode ser usado como um substituto ou uma alternativa ao Tesouro Selic, e deve ser considerado como uma ótima opção para investir o seu dinheiro.

Para saber todas as informações sobre o Fundo, acesse o site oficial do BTG Pactual no link abaixo:

Link Oficial do Fundo BTG Pactual Digital Selic Simples 

Se você tem interesse em aprender a investir no Tesouro Direto, acesse o curso Tesouro Direto para Iniciantes. Neste curso eu ensino o passo-a-passo completo, começando do zero, para você entender como o Tesouro Direto funciona, como escolher os títulos e como investir na prática conforme seus objetivos. Clique aqui para acessar. 

Espero que tenha gostado do conteúdo! Qualquer dúvida e sugestão, fique à vontade para deixar seu comentário abaixo 🙂

fundo btg pactual tesouro selic simples taxa zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.