Saber identificar uma pirâmide financeira é uma habilidade muito importante para qualquer pessoa que deseja investir em algum negócio.

As pirâmides financeiras estão presentes no mundo inteiro há várias décadas. O modelo é sempre o mesmo, as variações vem apenas dos nichos de mercado ou tipos de negócios.

Apesar disso, existem muitos negócios legítimos que são confundidos com pirâmides. Por exemplo, o marketing de afiliados e o marketing multinível. É importante entender que ganhar comissões pela indicação de produtos não é necessariamente uma pirâmide. A pirâmide acontece dentro do modelo de negócios da empresa, e o artigo de hoje é exatamente sobre como identificar esse esquema.

O que é uma pirâmide (Esquema Ponzi)?

Em linhas gerais, pirâmide é uma atividade sem lastro real – quando o serviço ou produto oferecido ou não existe de fato ou não é a fonte principal dos recursos obtidos pela empresa.

piramide financeira

De acordo com material da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, a pirâmide também se caracteriza pela falta de treinamento para vendedores e ausência de continuidade nos processos. Ao contrário da venda direta legítima, quando há pagamento de impostos e a recompensa é proporcional ao esforço de cada um, na pirâmide ganha mais quem está no topo da hierarquia.

Minha maior dica é: não invista em um negócio que você não sabe de onde vem o dinheiro.

Em qualquer tipo de negócio, seja ele físico ou digital, é preciso entender como funciona o fluxo do dinheiro. E o foco deve estar sempre na venda do produto ou de algum serviço (como uma consultoria por exemplo).

Se o foco (e os ganhos) é maior na expansão da própria rede ao invés da venda dos produtos, desconfie. Por mais que os ganhos sejam interessantes à primeira vista, cedo ou tarde você cairá em alguma cilada.

Afinal de contas, até que ponto esse negócio pode se expandir sem entrar em colapso financeiro?

A conta precisa bater. Uma empresa precisa vender os seus produtos para sustentar a sua própria rede. E essa venda deve vir do consumidor final, e não puramente do kit inicial que os novos membros da rede precisam comprar para entrar nela.

Você concorda que chegará em um ponto que o número de pessoas que entram e ganham dinheiro pela indicação é maior do que o faturamento da empresa através da venda dos produtos/serviços diretamente ao consumidor?

Então.

E aí de onde vem o dinheiro para pagar a entrada dessas pessoas? (eu tenho a resposta: das próprias pessoas que vão entrar no futuro. É um ciclo sem fim – ou com um fim no colapso generalizado).

Marketing Multinível vs Pirâmide Financeira

O marketing multinível é um modelo de venda direta que inclui também o recrutamento indireto de vendedores e participação nos resultados dos recrutados. Não há nada de ilegal nisso.

marketing multinivel

O problema ocorre quando a rede é a própria sustentação do negócio, o que configura pirâmide – ilegal em vários países, inclusive no Brasil e nos Estados Unidos.

O esquema Ponzi é comumente confundido com o Marketing Multinível. Na realidade, a linha divisória entre eles é bem tênue. Então cabe a você estudar sobre o negócio e tirar suas próprias conclusões.

Mas aqui vai uma dica: em geral, o uso de técnicas muito agressivas de marketing para atrair novos membros já é um sinal amarelo.

“O marketing multinível estabelece relações contínuas de consumo com pessoas fora da estrutura. Na pirâmide, há um processo restrito aos indivíduos que estão dentro dela, e o que você está comercializando é a troca dos próprios recursos internos”, explica Silvio Laban, coordenador dos cursos de MBA do Insper e professor de marketing.

Dicas para Identificar uma Pirâmide Financeira ou Esquema Ponzi

#1 Promessa de Ganhos Muito Altos com pouco trabalho

Se você se deparar com uma promessa de ganhos muito altos, fora do comum, e que demandam pouco trabalho, desconfie. Não existe dinheiro fácil.

proposta de dinheiro facil

Em termos de negócios, é possível ter lucros altos dependendo da atividade escolhida. No marketing digital, por exemplo, existem pessoas que conseguem ganhar muito dinheiro sem precisar investir muito para começar. Porém, existe todo um trabalho por trás. E , ao final das contas, sempre existirá um produto a ser vendido, seja ele físico ou digital.

No Marketing Digital, você pode vender:

  • Espaço publicitário (anúncios);
  • Cursos Online;
  • Produtos Físicos;
  • E-books (livros digitais);
  • Serviços;
  • Ferramentas.

Já no mercado financeiro, existem operações e trades que tem o potencial de gerar lucros extraordinários, mas elas são pontuais e , principalmente, são executadas por profissionais experientes.

É possível ganhar muito dinheiro investindo em ações, por exemplo, mas você precisará estudar muito bem a estratégia que será usada.  E mesmo assim os ganhos nunca são garantidos, pois existe a volatilidade do mercado financeiro que traz risco a essas operações. Calcular e controlar estes riscos é uma atividade essencial dentro da estratégia de qualquer investidor.

Veja que em todos os modelos de negócios sempre há muito trabalho envolvido, estudo de estratégias e a venda de algum produto ou serviço. Lucros altos não é sinônimo de pirâmide. Um negócio que não se sustenta com seus próprios produtos ou serviços e depende da entrada constante de novos membros, sim.

#2 O Foco da Proposta é atrair mais pessoas para a rede

Se você receber um convite de alguém para uma oportunidade “incrível” de negócios e os principais argumentos dessa pessoa giram em torno de convidar novos membros e ampliar a sua rede, também desconfie. É outro indicativo forte de pirâmide.

esquema de piramide

Um negócio legítimo depende da venda de um produto ou serviço. Mesmo em empresas de marketing multinível, a base de tudo é a venda direta dos produtos. Existe um foco no crescimento da rede, mas essa não é a atividade principal da empresa. E, normalmente, os ganhos pela ampliação da rede não superam os ganhos da venda direta dos produtos.

Se, ao pesquisar na internet, você encontrar mais conteúdos relacionados à “rede” e não aos produtos ou serviços ofertados e vendidos pela empresa, desconfie.

#3 Defensores fiéis, agressivos e completamente alucinados pelo negócio

Ao buscar conteúdos criticando essas empresas, é comum encontrar exércitos de pessoas defendendo a empresa nos comentários de artigos e vídeos.

como identificar um esquema ponzi

Um indicativo muito forte de pirâmide é quando existem defensores extremamente agressivos. Também é comum encontrar números de telefone ou e-mails nesses comentários para quem quiser entrar em contato e “tirar dúvidas”.

Pense comigo: Se você gosta de um produto e alguém faz um artigo criticando, você irá perder seu tempo defendendo o produto com unhas e dentes e ainda oferecer seu telefone ou e-mail pessoal, na internet, aberto para todo mundo ver, para tirar dúvidas de pessoas que você nem conhece? Quem faz isso, na maioria das vezes, está sendo pago pela empresa.

É claro que uma pessoa pode se oferecer para ajudar outras pessoas com dúvidas sobre uma empresa ou produto, mas isso é mais raro em negócios legítimos e não é um comportamento generalizado.

Já nas pirâmides, é comum aparecerem dezenas e até centenas de pessoas com esse tipo de comportamento, deixando telefones e e-mails disponíveis para qualquer um que tiver alguma dúvida. Justamente porque o objetivo é ampliar a rede.

#4 Modelos confusos de negócio

Se o negócio parecer obscuro para você, não invista.

Em qualquer negócio, desde vender água no semáforo até comprar uma franquia de uma grande empresa, um passo essencial é entender como o negócio funciona. Sem isso, você não terá sucesso.

modeo de negocio obscuro

Em pirâmides normalmente o suposto “produto” sendo vendido é alguma coisa complicada, que envolva uma tecnologia nova, ou produtos com promessas milagrosas e eficácia duvidosa.

E mesmo em negócios que não são pirâmides, é um erro muito grande investir sem entender como ele funciona.

#5 – Toda pirâmide é insustentável

À medida que cada participante recruta mais pessoas, que por sua vez irão recrutar mais pessoas também, o  número de participantes disponíveis fica limitado. Ou seja, não haverá pessoas disponíveis para alimentar a base da pirâmide.

Essa insustentabilidade não é uma simples suposição, ela é matemática, limitada ao próprio tamanho da população brasileira e à dificuldade de recrutamento de cada vez mais participantes.

simulacao de uma piramide financeira

Conclusão

As pirâmides financeiras são esquemas que funcionam há muito tempo no mundo inteiro. Antes de investir em qualquer negócio, é muito importante entender como ele funciona e saber identificar se ele se enquadra em uma pirâmide.

Pesquise na internet, mas não confie muito em grupos no Facebook e blogs pessoais. Vá no ReclameAqui, procure o CNPJ da empresa, consulte esse CNPJ na Receita Federal,  entre em sites do governo e, minha principal dica, procure o SEBRAE da sua cidade. A função deles é orientar os empreendedores. Então, se você achou alguma proposta interessante mas tem dúvidas sobre a legitimidade dela, imprima a proposta e leve ao SEBRAE.

No caso de propostas que envolvem o mercado financeiro, normalmente relacionadas a Forex e Criptomoedas,  consulte também o registro na CVM, que é o órgão que fiscaliza o mercado de valores mobiliários no Brasil. Se não houverem registros ou se existirem notícias alarmantes sobre a empresa, não invista.

Se o investimento fugir demais dos mercados tradicionais e legalizados no Brasil, desconfie. Invista nesse tipo de aplicação somente se você já possuir outros investimentos tradicionais como segurança ou se souber exatamente o que está fazendo.

Por exemplo, o mercado de bitcoins não é regulamentado pelo Banco Central ou autorizado pela CVM, porém isso vem da própria natureza das cripto moedas.

Então, ao investir nesse tipo de ativo, é importante ter em mente que você irá assumir todos os riscos envolvidos nessa falta de regulamentação. E que trata-se de um mercado de renda variável, com riscos altos que devem ser considerados quando você criar a sua estratégia de investimentos, após ter estudado sobre o assunto.

Busque informações, vá ao SEBRAE da sua cidade, investigue a venda dos produtos e dos serviços e o modelo de negócios. Assim você conseguirá tirar suas próprias conclusões e avaliar se o negócio é ou não uma pirâmide.

Cuidado com promessas milagrosas demais e vendedores agressivos. É preciso um pouco mais de conservadorismo para avaliar propostas e investir em negócios.

Espero que o artigo tenha ajudado! Minha missão é sempre divulgar orientações e informações para ajudar as pessoas a tomarem melhores decisões financeiras.

Abraços e até a próxima!

como identificar uma piramide financeira

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.