As 5 Maiores Desculpas que as Pessoas Usam para Não Planejar a Aposentadoria – e o Que Fazer a Respeito

0
17

Você chega do trabalho e liga a TV. Está passando um jornal qualquer e você ouve o jornalista falando sobre pensionistas do INSS, fator previdenciário, crise econômica e desemprego.

Então, você pensa na sorte de estar empregado. E também no valor baixíssimo que irá ganhar na aposentadoria. Mas, ao mesmo tempo, tem as contas para pagar hoje , as de ontem, e as de amanhã.

Você é jovem ainda, tem a vida inteira pela frente e não quer perder seu precioso tempo controlando planilhas. Ou já tem mais idade e acha que não dá mais tempo. A solução é viver um dia após o outro.

Você já viveu isso?

A vida é curta e devemos aproveitar. Poupar dinheiro para aposentadoria é besteira… não é?

planejar aposentadoria
Ai meu porquinho =(

 Não.

Pensando nisso, listei abaixo as 5 maiores desculpas que as pessoas dão para não planejar sua aposentadoria – e o que fazer a respeito.

Desculpa 1:  “Planejamento financeiro é para os ricos.”

As pessoas sempre pensam que quem cuida de dinheiro é gente rica. Mas é mentira.

Muito pelo contrário, pessoas com pouco dinheiro são as que mais sofrem pela falta de planejamento. E elas acabam pagando caro por isso, com juros elevados e financiamentos longos.  

Você deve ter um planejamento financeiro para estar  protegido contra imprevistos e não ficar dependente de bancos e empréstimos.

Desculpa 2: “Eu não tenho tempo para me planejar ou investir.”

Planejamento financeiro não leva muito tempo. No início é preciso uma dedicação maior, mas com o tempo torna-se automático.

É seu futuro que está em jogo, e trará mais resultados do que assistir vídeos de gatinhos no youtube.

Existem também muitos materiais bons que ensinam como fazer um planejamento financeiro, como por exemplo este artigo que escrevi a respeito e também este livro digital do Professor Elisson de Andrade: ‘’As 5 etapas do Planejamento Financeiro’’. Clique aqui para conhecer. 

Investir também não demanda muito tempo. Existem estratégias para quem tem pouco tempo, em que você precisa acompanhar seus investimentos apenas algumas vezes por ano.  Eu mesma gerencio meus investimentos apenas uma vez por mês. Não fico paranoica olhando índices o dia inteiro. Clique aqui e leia o meu artigo sobre Como Investir Dinheiro.

Desculpa 3: “Sou concursado público e contribuinte do INSS.”

 A renda da Previdência Social é muito baixa, e hoje em dia é raro conseguir aposentadoria com salário integral, mesmo para funcionários públicos.  Ainda que seu padrão de vida seja simples, o planejamento financeiro irá fazer muita diferença.

 Outro ponto é que nenhum emprego é seguro.  Você pode até ter uma estabilidade ‘’garantida’’ pelo seu empregador, mas seus valores e objetivos mudarão com o tempo e poderá chegar um dia em que aquela vida de concursado não irá mais te trazer felicidade.

 E se isso acontecer, é melhor estar preparado.

Desculpa 4:  “E se eu morrer antes de me aposentar?”

 Eu não sei você, mas eu não quero morrer jovem !

 Pode acontecer de você morrer antes de se aposentar. Mas também pode acontecer de viver até os 100 anos.

 E aí?

Você estará em uma idade avançada, podem surgir inúmeros problemas de família e de saúde e sua energia não será a mesma de agora. Acredite, você não vai querer se preocupar com dinheiro aos  80, 90 anos!

E mesmo assim, é melhor deixar patrimônio para seus herdeiros ou para uma instituição do que viver sem recursos quando precisa deles.

Desculpa 5:  “Meus filhos cuidarão de mim.”

É muito mais vantajoso ser independente do que depender de alguém. Ter a liberdade e a responsabilidade pela própria vida, e inclusive poder ajudar sua família se necessário.

Não viva sua vida esperando depender de alguém no futuro.

Você quer que seus filhos sejam felizes? Então não coloque a responsabilidade pela sua sobrevivência nas costas deles!

Conclusão

 Essas são as 5 principais desculpas que as pessoas usam para não planejar a aposentadoria. E com isso nós nos tornamos uma população cada vez mais dependente de bancos e de pensões do governo.

Tenha em mente que é preciso se preocupar com o futuro e que isso não significa deixar de viver o presente. E poupando agora, você poderá curtir muito mais sua aposentadoria no futuro!

E se você acha que nunca vai conseguir planejar ou poupar dinheiro porque está endividado, lembre-se:

A causa do desequilíbrio financeiro não é a falta de dinheiro, e sim a falta de foco. Estabeleça suas prioridades e objetivos e lute por eles!

planejar a aposentadoria
Uhul!!

 E aí, o que você achou dessas 5 desculpas?  Já usou alguma delas? Conhece outras? Deixe seu comentário 🙂