Como Economizar no Supermercado – Evite Armadilhas e Poupe Dinheiro

Como Economizar no Supermercado

Aprender como economizar no supermercado é uma das melhores soluções para quem está com o orçamento apertado. Porém, nem sempre esta é uma tarefa simples.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que os supermercados são feitos para fazer você gastar dinheiro. São como catedrais do consumismo. Todas as prateleiras, corredores, disposição dos produtos, decoração e até a música ambiente é cuidadosamente planejada para encorajar o consumo.

Confira neste vídeo da Revista Galileu algumas das estratégias de Marketing comumente usadas pelos supermercados:

Você pode perceber isso com uma experiência simples: observe as gôndolas perto do caixa. Elas são recheadas de itens comestíveis, na sua maioria chocolates, balas ou refrigerantes, muitos com preços baixos, em tamanho pequeno e dispostas em estantes baixas.

Isso é feito para atrair crianças e incentivar você a comprar algo para beliscar assim que sair do supermercado. Muitas vezes estas gôndolas possuem revistas, brinquedos e outros itens diversos que incentivam a compra por impulso.
armadilhas de consumo

É aí que começa o problema. Diferente de uma loja no shopping, o supermercado é uma necessidade que não podemos evitar. Então, como lidar com isso e evitar gastar além do que deveríamos ao fazer compras?

Neste artigo, coloquei algumas dicas que eu mesma utilizo para economizar no supermercado. Entenda que, apesar de existirem muitas recomendações divergentes entre os especialistas, na verdade você precisa encontrar a estratégia mais adequada para o seu dia-a-dia. E, acima de tudo, mudar seus hábitos de consumo como um todo.

Desta forma o ato de economizar dinheiro se transformará em algo corriqueiro e automático, independente se você está no supermercado ou no shopping.

Fazer a “compra do mês” ou ir ao supermercado aos poucos?

Esta é uma pergunta comum para quem quer saber como economizar no supermercado, e a resposta depende pura e simplesmente da sua rotina doméstica e familiar.

Existem casos em que é mais indicado realizar compras grandes, enquanto que para algumas pessoas uma compra pequena, porém frequente é a melhor solução.

economizar no supermercado

Para tomar esta decisão, é preciso entender que cada estratégia possui suas vantagens e desvantagens.

Compras grandes uma vez ao mês: A vantagem de realizar uma “compra do mês” é a possibilidade de frequentar os famosos Atacadões e conseguir ótimos descontos. Por outro lado, o grande problema das compras do mês são os alimentos perecíveis, como verduras e legumes.

Além disso, ocorre uma montanha-russa gastronômica: no início do mês a despensa está cheia de guloseimas, e conforme o tempo passa elas acabam e você só consegue pensar na próxima ida ao mercado.

Pequenas compras ao longo do mês: o problema de ir muitas vezes ao supermercado é aumentar as chances de pequenas compras por impulso. Além disso, você também encontrará uma dificuldade maior para controlar este orçamento se comparado às compras mensais.

Porém, a vantagem é manter a despensa equilibrada com alimentos e produtos de higiene o mês inteiro, além de sempre possuir alimentos frescos em casa.

Não existe uma resposta universal, é preciso encontrar um equilíbrio. Para isso você deve observar quais são os itens de maior consumo e quanto tempo eles demoram para acabar.

Comprar em quantidades grandes para lotar os armários com estoque de alimentos e produtos de limpeza nem sempre é uma boa ideia. Por outro lado, o ideal é reduzir ao máximo as idas ao mercado, para evitar as compras por impulso.

A verdade é que a mudança de mentalidade e o autocontrole dentro do supermercado para evitar o consumismo é mais importante do que decidir entre planejar compras mensais ou semanais.

Você precisará avaliar a sua situação e escolher a opção mais prática. Por exemplo, na minha casa moram apenas dois adultos. Em geral nós vamos 1 vez por mês ao supermercado para fazer uma compra grande de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene. A cada 15 dias vamos ao açougue e toda semana vamos à feira. Além disso, moramos na frente de um supermercado, então 1 vez por semana vou lá para comprar frios e pão, que são alimentos que estragam rápido.

Essa foi a rotina que funcionou para nós. O grande problema de focar apenas na compra mensal é que ela não substitui as idas rápidas ao mercado, pois existem alimentos que estragam no período de poucos dias. Então, além de criar uma rotina, é importante que você aprenda a resistir às tentações das compras por impulso.

 

Como economizar no supermercado de maneira automática

Entender como economizar no supermercado vai além de fazer uma lista de compras ou escolher as melhores ofertas. Inclusive, fazer uma lista é o que todos recomendam, e você sabe que é preciso fazer. É a decisão mais lógica.

O que não é tão evidente são os incentivos inconscientes que nos impulsionam a comprar demais, mesmo quando estamos tentando seguir uma lista.

Preste atenção ao ambiente à sua volta. Todo supermercado é planejado para incentivar o consumo, especialmente as redes grandes de varejo, cuidadosamente projetadas para isso.

Observe a disposição dos produtos nas prateleiras. Normalmente, os produtos dispostos no meio da prateleira, na linha de visão da maioria das pessoas, são os mais lucrativos para a empresa.

No caso de produtos infantis, são dispostos em alturas mais baixas. O problema é que algumas vezes os produtos mais lucrativos para o supermercado nem sempre são vantajosos para você.

Confira no infográfico abaixo algumas das estratégias utilizadas pelos supermercados (clique na imagem para abrir):

gastar menos no supermercado

Portanto, observe melhor, veja os artigos dispostos nas prateleiras mais altas e baixas.  Você poderá encontrar marcas alternativas ou promoções que irão resultar em grandes economias.

Não se deixe levar por apelos de marketing, embalagens bonitas e cheiros convidativos. Foque no que é importante e não tome decisões por impulso.

Cuidado com promoções!

Você sabia que muitas vezes os supermercados anunciam promoções que na realidade não representam uma redução real no preço dos produtos?

como economizar dinheiro

É revoltante, mas é verdade. As mais famosas são as do tipo “leve 3 pague 2”. Nesse tipo de promoção, é comum elevarem o preço unitário do produto. O consumidor vê o anúncio e acha que estará ganhando uma unidade grátis, quando na verdade o preço das duas unidades pagas é igual ao preço de três unidades fora da época da promoção.

Portanto, sempre calcule o preço unitário para avaliar se realmente está valendo a pena.

Lembre-se também que, se aquele for um item perecível ou que você não consome regularmente, não vale a pena comprar e estocar mesmo que o preço esteja mais baixo. Esse tipo de atitude irá desequilibrar o seu orçamento e tem um grande potencial de causar desperdício.

Para escapar de promoções enganosas, é importante que você sempre preste atenção aos preços dos produtos.

Algumas pessoas usam listas e aplicativos para anotar a variação dos preços. Como eu sou uma pessoa desorganizada, não consigo fazer isso, porém sempre presto atenção e consigo me lembrar do valor aproximado de cada produto.  Com isso, posso avaliar se aquele anúncio realmente é uma promoção ou não.

Outro conselho importante sobre como economizar no supermercado é sempre conferir os preços nos leitores de código de barras.

É muito comum que os supermercados possuam preços diferentes na gôndola e no caixa. Se esse tipo de situação ocorrer, saiba que o Código de Defesa do Consumidor determina que você sempre tem o direito de pagar o preço mais baixo.

Em compras grandes essa avaliação pode ficar complicada devido ao grande número de produtos. Nesses casos, você pode escolher passar os produtos em promoção primeiro no caixa e conferir se os valores estão corretos, e em seguida passar os demais produtos.

Experimente marcas alternativas

É normal estarmos acostumados com algumas marcas para determinados produtos, mas existem diversas alternativas mais baratas. Porém, tenha atenção. Como economizar no supermercado não significa viver à base de produtos de má qualidade, você não pode sacrificar demais esta qualidade em função do preço. Especialmente em itens alimentícios.

lista de compras supermercado

O problema é que somente comprar as marcas mais caras ou conhecidas pode gerar um custo muito alto para seu orçamento no final do mês. Existem produtos mais caros que realmente são melhores, mas essa não é uma regra geral.  Muitas vezes compramos determinada marca por puro hábito, sem ao menos considerar outras opções mais em conta.

Em produtos alimentícios este teste é um pouco mais difícil, pois cada marca tem seus aromas e sabores característicos. Mas para produtos de higiene e limpeza esse teste é fundamental, pois a diferença de qualidade pode ser imperceptível.

Eu já passei por muitas situações em que testei produtos de marcas inferiores ou menos conhecidas para economizar no supermercado e não senti diferença na qualidade. Inclusive, muitos eram melhores do que seus equivalentes “famosos”.

Sendo assim, vale a pena testar marcas similares. Você irá se surpreender com as suas descobertas.

 

Não faça compras com fome

Nunca, jamais, em hipótese alguma, vá ao supermercado com fome, pois você estará mais disposto a comprar comida desnecessariamente. As embalagens serão mais atrativas, e a padaria será irresistível.

economizar no mercado

Essa é uma dica comum sobre como economizar no supermercado. Eu mesma testei e realmente funciona. Na minha opinião, os melhores horários para ir ao mercado são após o café da manhã, almoço ou logo após a academia. Percebi que a chance de comprar junk food e lanchinhos extras é menor nestes casos.

O pior horário é, infelizmente, logo após o trabalho. Você estará cansado, com vontade de jantar, e terá uma tendência maior a comprar alguns “agrados” não planejados após um dia cansativo.

Além disso, tome muito cuidado com aquelas idas rápidas ao mercado, padaria ou loja de conveniência. Dar aquela “passadinha” na padaria que fica no caminho para sua casa ou trabalho irá se transformar em um ralo sem fundo para o seu dinheiro.

Aos poucos, esses pequenos gastos se transformam em centenas de reais que farão falta no futuro. Elimine este hábito, e torne estas visitas à padaria menos frequentes. O seu bolso agradece.

Pesquise no comércio local

Nem sempre os grandes supermercados ou atacadistas são as melhores opções para determinados produtos. Existem comércios locais como Hortifrúti, Varejões, açougues e feiras que possuem produtos mais baratos e de melhor qualidade que o supermercado.

Além disso, como são estabelecimentos altamente especializados, muitas vezes não possuem as gôndolas forradas de guloseimas que incentivam as compras por impulso.

economizar com comida

Não é lindo ir à feira e se deparar com tantos alimentos bonitos e frutas diferentes? Pois é.  Além de incentivar o trabalho do produtor local, o ambiente da feira irá favorecer uma alimentação mais saudável para você e para a sua família.

Na minha casa, nós praticamente não compramos carne, frutas e verduras no supermercado, pois nos acostumamos a ir à feira e ao açougue.

A diferença no bolso também é significativa, pois é muito comum encontrar alimentos mais baratos e frescos na feira do que no supermercado.  O mesmo é válido para açougues e hortifrútis.

Use produtos caseiros

Todos nós conhecemos aquelas dicas fantásticas de produtos simples feitos em casa com ingredientes naturais que substituem os industrializados e ajudam a economizar no supermercado. Apesar de muita coisa parecer difícil de ser feita, existem uma série de produtos caseiros que são tão bons quanto, ou melhores, que os seus correspondentes industrializados.

Além de contribuir com o meio ambiente e reduzir a quantidade de produtos químicos na sua casa, utilizar produtos caseiros fará uma grande diferença no seu bolso.

Você conseguirá economizar muito no supermercado simplesmente utilizando as receitinhas da vovó.

Os exemplos são inúmeros, desde alimentos, molhos e polpas congeladas até produtos de higiene e limpeza. Algumas receitas são complexas, mas existem opções simples, perfeitas para quem não tem tempo para preparar estes produtos.

Há um tempo publiquei no Facebook do Poupar e Viver uma receita de pó de cappuccino caseiro que sempre faço aqui em casa, comparando o custo da receita com o preço da mistura pronta vendida no supermercado:

dicas de economia doméstica

Veja que a receita, além de simples, representa uma economia entre 8 e 20 reais.

Outra receita que é extremamente eficiente é utilizar vinagre como amaciante e como agente de limpeza para higienizar a máquina de lavar. O vinagre retira os odores, mata fungos e amacia as roupas. Basta adicionar algumas colheres de vinagre no compartimento de amaciante da sua máquina de lavar. Eu utilizo esta receita para toalhas e panos de prato, nos quais não é indicado o uso de amaciantes comuns. O cheiro de vinagre não fica impregnado no tecido e o resultado é fantástico.

Outro uso interessante do vinagre é como fungicida. Você pode utilizá-lo para limpar o banheiro, cozinha e higienizar tábuas de carne.

O vinagre e o cappuccino são apenas dois exemplos, mas existem muitas de receitas de produtos de limpeza caseiros que irão ajudar você a economizar no supermercado. Uma rápida busca no Google revelou várias dicas interessantes, confira no link abaixo:

No Facebook, costumo postar alguns testes com produtos caseiros e dicas rápidas sobre economia doméstica. Curta a página do Poupar e Viver para receber as atualizações.

Conclusão

Saber como economizar no supermercado vai muito além de fazer lista de compras e pesquisar os melhores preços. O ponto chave é entender que o ambiente conspira contra você e portanto você precisa encontrar alternativas para fugir das compras por impulso.

Além disso, é preciso prestar atenção aos preços, promoções e pegadinhas comuns neste tipo de ambiente. Buscar alternativas locais em hortifrútis, varejões, açougues e feiras também fará uma diferença enorme no seu orçamento e incentivará o consumo de alimentos mais frescos e saudáveis.

Por fim, procurar marcas alternativas e receitas caseiras poderão resultar em grandes economias e surpresas agradáveis para o seu orçamento.

Os gastos com supermercado representam boa parte das nossas despesas mensais, portanto é importante buscar maneiras para otimizar as suas compras e fazer seu dinheiro render.

Aqui no blog publiquei um artigo muito interessante sobre como economizar dinheiro da maneira certa, confira aqui. Neste artigo, eu explico algumas estratégias que você deve utilizar no seu dia-a-dia para criar o hábito de economizar e poupar dinheiro.

E você, tem alguma estratégia para economizar no supermercado? Gostou das dicas do artigo? Deixe sua resposta aqui nos comentários 🙂