corretora de valores poupar e viver

Diariamente as pessoas me perguntam sobre qual é a melhor planilha ou aplicativo para anotar seus gastos, mas essa não é uma abordagem correta. É importantíssimo anotar seus gastos e conhecer as ferramentas,mas saber o panorama geral e as causas desse desequilíbrio, é igualmente importante.

É como ter febre toda semana e só perguntar ao médico qual é o melhor termômetro.

Sick_piggy-bank
🙁 Cuida de mim?

Por isso, puliquei uma série de artigos sobre as ‘’5 Etapas do Planejamento Financeiro’’ , baseadas na metodologia desenvolvida pelo Prof. Elisson em seu livro.

Se você ainda não leu, veja aqui: ‘’Como Fazer um planejamento financeiro?”

O conhecimento financeiro é a segunda etapa do planejamento, e consiste em entender a dinâmica do dinheiro e as ferramentas existentes para que você consiga fazer o seu planejamento e organizar o seu orçamento.

Para você entender tudo isso, existem dois conceitos -chave que devem ser entendidos, que são: Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa. 

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é basicamente o tamanho do seu patrimônio, ou seja, a soma de todos os seus bens ,  todo o dinheiro que você possui e também de todas as suas dívidas até o dia de hoje ou durante um determinado período.

Lembra?
Lembra?

Para fazer um Balanço Patrimonial, você precisa colocar em um papel tudo o que possui , como a sua casa, carro, dinheiro na conta, investimentos, enfim, todos os seus bens. Ao mesmo tempo, você precisa levantar todas as suas dívidas que ainda não foram pagas, como financiamentos e empréstimos.

Agora, subtraia seus bens pelas suas dívidas e você terá o valor do seu patrimônio. E assim você saberá qual é a verdadeira riqueza (ou pobreza) que você possui.

O conceito de enriquecimento financeiro é completamente baseado no Balanço Patrimonial.

Para você descobrir se está ficando mais rico ou mais pobre, basta analisar se seu patrimônio pessoal aumentou ou diminuiu com relação ao último ano.

 

Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é tudo o que entra e tudo o que sai. Quando você anota todos os seus gastos e ganhos em uma planilha ou aplicativo, você está fazendo um fluxo de caixa.

Perceba que o Fluxo de Caixa sozinho não é capaz de analisar suas finanças de forma completa. Se você tem muitas dívidas, não possui bens e investimentos ou não poupa dinheiro, seu patrimônio não vai aumentar. Então, mesmo possuindo um orçamento controlado, você não está enriquecendo. Ao contrário, pode estar até ficando mais pobre.

O Fluxo de Caixa muda todos os meses, então ele sempre vai mostrar um retrato das suas finanças pessoais ao longo do tempo. Ele funciona como um diagnóstico. São os exames de urina, sangue e fezes que você faz para descobrir qual é a doença.

Ok, vamos examinar você...
Ok, vamos examinar você…

O ponto principal do fluxo de caixa é que para você conseguir controlar seu dinheiro e não ter um problema financeiro no futuro, é preciso entrar mais dinheiro do que sai.

Se você tem muito dinheiro hoje,  começar a gastar e não trabalhar para que entre mais, no futuro você estará em maus lençóis.

É exatamente o que acontece com a grande maioria dos ganhadores de loteria. Eles ganham uma fortuna, e depois de poucos anos, perdem tudo. E aí você pensa:

“Com tanto dinheiro, como é que ele conseguiu ficar pobre??”

Pois é. Esse é um exemplo clássico que ganhar mais dinheiro não adianta nada se você não tem educação financeira. Essas pessoas não cuidaram do Fluxo de Caixa. Elas ganharam uma caixa d’água enorme, fizeram um furo nela e não se preocuparam em consertar e repor a água.

Para monitorar seu fluxo de caixa, você pode usar várias ferramentas simples:

  • Caderno ou um pedaço de papel;
  • Guardar seus comprovantes de compra e somar tudo 1x ao mês;
  • Planilha;
  • Aplicativos de celular: Mobills, Organizze, Minhas Finanças, etc.

Sugestão: Escolha o método mais fácil para você. Não existe o ‘’melhor’’ método. Alguns são mais completos que outros, mas não adianta nada se você não conseguir se adaptar. 

 

Conclusão

O Balanço Patrimonial e o Fluxo de Caixa são dois conceitos completamente interligados e muito importantes para a sua vida financeira.

O Balanço Patrimonial vai te mostrar uma foto da sua situação atual ou em determinado momento, enquanto que o Fluxo de Caixa mostrará como é a dinâmica desse dinheiro, para onde ele vai e de onde ele vem.

É preciso cuidar de ambos. Se sai mais dinheiro do que entra, seu patrimônio irá diminuir, até que você fique sem dinheiro. E se entra a mesma quantia que sai, você não terá problemas, mas também não sairá do lugar.

E aí, o que você achou desses conceitos? Você sabe qual é seu Patrimônio? E o Fluxo de Caixa, você está monitorando?

 

Deixe seus comentários !