O que Você Faria se Roubassem seu Dinheiro?

6
14

Roubaram meu dinheiro!!

Aconteceu assim: Eu estava no trabalho, tranquila, e aí entregaram o holerite desse mês. Beleza, conferi os valores, impostos, tudo OK. E aí eu resolvi ir ao banco para pagar as minhas contas e resolvi olhar o saldo, como é de costume.

Qual não foi a minha surpresa.. em ver que 20% do meu dinheiro havia desaparecido!!

O que eu fiz?

roubaram meu dinheiro
Oh não!!! Meu rico dinheirinho!!

Eu não fiz nada. Porque esses 20% foram para meus investimentos, e agora sei que estou um pouco mais perto de realizar meus sonhos 🙂

Hoje vou contar a PRINCIPAL causa do insucesso financeiro:

A sensação de perda

Ao poupar, você pensa que está perdendo dinheiro.

Nosso cérebro não é naturalmente preparado para armazenar coisas para o futuro, pois quando vivíamos em cavernas, a lei era encontrar alimento e consumir o máximo possível de uma vez. Era impossível prever quando teríamos comida novamente.

Só que com dinheiro isso não dá certo. Se ele for gasto de uma vez, amanhã você não sobrevive.

Tem outro fator também:

Você não vai ficar rico economizando no cafezinho!

Já vi muitos casos em que a pessoa resolve poupar dinheiro e começa a eliminar vários gastos ”inúteis”. É muito importante fazer isso, mas você precisa analisar cuidadosamente o que pode ser cortado e o que não pode.

Se aquele cafezinho é a motivação que você tem para seguir seu dia, não faz sentido eliminá-lo. Existem economias inteligentes e economias ”burras”.

Eliminar por completo algo que você gosta é uma economia burra

O segredo está no equilíbrio.

Atingir seu objetivo é importante, mas você precisa se divertir no caminho. Caso contrário, você não vai conseguir chegar ao seu destino.

Pense nisso!

Repense suas atitudes e analise quais economias ”burras” você já fez em prol de uma poupança. Valeu a pena? Você faria novamente? Deixe seu comentário =)

  • Tania Forti

    Oi, Hevlin, gostei dessa ideia de economia burra. Até nas finanças o auto-conhecimento é necessário. Conhecendo bem a nós mesmos e aos nossos valores, aprendemos quais são nossas prioridades e o que é supérfluo para nós. As prioridades precisam ser cuidadas e o supérfluo…bem, é supérfluo.

  • hevlincris

    Olá Tania, obrigada pela participação!
    Sim, nós muitas vezes escolhemos eliminar aquilo que é mais ”evidente” para a sociedade, como o entretenimento, e esquecemos o que é importante para nós mesmos. É preciso estabelecer prioridades, e essas prioridades variam de pessoa para pessoa. É como você disse, o autoconhecimento é necessário.

  • Ian Carlo

    U.U eu li , vou ficar rico né Nick ?! (:

    Shinatto Lindo

  • hevlincris

    Oi Shinatto!
    Vai sim, se vc poupar e investir 😛

  • Túlio Barbosa

    Eduardo Giannetti fala sobre esse assunto no Valor do Amanhã, como escolhas intertemporais !
    Super interessante esse assunto !

  • Poupar e Viver

    Túlio, com certeza 😀 muita gente ignora esse aspecto da educação Financeira