melhor investimento para render mais

Muitas pessoas me perguntam qual é o melhor investimento hoje, baseado na situação política e econômica do país. Além disso, todos os dias recebo perguntas do tipo:

– Hevlin, tenho R$ X, qual é o melhor investimento para mim?

– Quero comprar um imóvel, como investir meu dinheiro?

A verdade é que essa pergunta não possui, e nunca possuirá, uma resposta óbvia ou universal. Seu gerente de banco poderá até sugerir algumas opções, mas muito provavelmente serão produtos do próprio banco, pois ele possui metas a bater, e afinal de contas vender serviços a você é o ganha pão dele.

Participo de muitos grupos sobre finanças, dinheiro e economia e é muito comum surgirem tópicos todos os dias com esse tipo de dúvida, e com várias pessoas sugerindo e tentando ajudar nas respostas. Isso é ótimo, promove uma boa integração entre os membros, mas para que isso seja algo realmente benéfico, cada um deveria saber os requisitos para escolher o melhor investimento hoje para si mesmo, sem depender da ajuda de ninguém.

Pedir conselhos é algo normal e poderá te ajudar, mas no final das contas quem correrá o risco de seguir essas recomendações será você e o seu dinheiro. Portanto, o melhor caminho é aprender como investir dinheiro por si só e utilizar as dicas e recomendações das pessoas (inclusive as minhas!) como opções a serem avaliadas. No final, a decisão deverá ser sua e tomada de maneira consciente.

Neste artigo você irá entender alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração antes de investir seu dinheiro, para que você consiga avaliar de maneira mais estruturada as opções que existem no mercado financeiro e adequá-las a sua realidade.

Então, vamos ao conteúdo!

 

O Maior erro dos Investidores Iniciantes

O principal erro de quem está começando a investir é buscar a rentabilidade acima de tudo. Muitas vezes as pessoas querem comparar os investimentos baseado somente no quanto eles irão render ao longo do tempo, porém isso é um erro.

melhor investimento hoje

Além da rentabilidade, os investimentos possuem custos e riscos atrelados que devem ser considerados. Todos estes fatores devem estar de acordo com os seus objetivos e o seu planejamento financeiro.

Por exemplo, de nada adianta investir em um Tesouro IPCA que rende 7% acima da inflação (por sinal, uma excelente rentabilidade), se você corre o risco de precisar do dinheiro antes do prazo.   Nem comprar ações na Bolsa de Valores só porque estão baratas.

Além dos prazos, há também os custos de corretagem, taxas e impostos. E, por fim, existe também o tempo e energia gastos para realizar estes investimentos.

Principalmente para quem quer escolher o melhor investimento a curto prazo, se este tempo for inferior a 6 meses e você não possuir uma conta em corretora ou nunca investiu, pode ser mais vantajoso simplesmente deixar este dinheiro na poupança. Para valores e prazos pequenos, mesmo o Tesouro Direto possuindo ótimas taxas, no final das contas a pequena diferença na rentabilidade pode não compensar todo o esforço do investimento.

Com isso, não estou dizendo que você não deveria investir pouco dinheiro a prazos inferiores a 6 meses, e sim que você deverá avaliar o custo/benefício desta operação. Muitas vezes a ânsia de investir a todo custo pode trazer prejuízos, especialmente para quem pulou o requisito principal para investir dinheiro corretamente: o planejamento financeiro.

 

 Como investir meu Dinheiro Corretamente – O Planejamento Financeiro

Para investir com segurança e rentabilidade, é preciso, acima de tudo, ter um planejamento financeiro. Não adianta saber tudo sobre mercado financeiro se as suas finanças não estão equilibradas e se você não tem um plano definido para aquele dinheiro.

melhor investimento para render mais

Este é um erro comum das pessoas, que acabam tomando decisões precipitadas e como consequência acabam arcando com prejuízos e desistem do mercado financeiro.

Para saber qual é o melhor investimento hoje, você precisará saber primeiro qual é o objetivo para este dinheiro.  Defina seus objetivos, prazos e valores e com base nestes dados, selecione as opções de investimento à sua disposição.

O segundo passo é definir o seu perfil de investidor. De nada adianta buscar a melhor rentabilidade se você não consegue dormir à noite devido à preocupação com o seu dinheiro e as oscilações de mercado.

Por fim, você deverá estudar sobre os investimentos, entender como eles funcionam, seus custos, riscos, vantagens e desvantagens. Com todas estas informações será possível avaliar com maior clareza e certeza qual é a melhor opção para você.

Se você ainda tem dúvidas sobre este assunto, leia o artigo “Como Investir Dinheiro – O Guia Definitivo para Iniciantes”

 

Descubra qual é o Melhor Investimento Hoje – A Mídia e o Sensacionalismo

Um ponto importante para quem deseja investir corretamente é aprender a filtrar as notícias da mídia e dos portais de notícias.

melhor investimento 2016

O mercado varia todos os dias, a economia é cíclica, e a preocupação diária de acompanhar esse mundo louco não é para qualquer um. Existe muitas pessoas, traders profissionais, que fazem isso, mas para o investidor iniciante, este excesso de informação atrapalha e até assusta.

Não invista baseado em notícias de jornal, pois muitas manchetes são sensacionalistas e muitas das recomendações dos grandes portais não vão levar em consideração o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Não é preciso se preocupar em escolher o melhor investimento hoje tendo como base a variação diária da bolsa de valores ou das taxas de câmbio.  Para que os resultados destas notícias afetem você, é preciso ter uma visão geral da situação econômica, como por exemplo o período atual, em que o Brasil possui alta inflação e altas taxas de juros, o que torna os investimentos em renda fixa como LCI, LCA e Tesouro Direto, extremamente atrativos.

Mas, acima de tudo, estes investimentos devem levar em consideração o seu planejamento. Se de acordo com seu perfil e seus objetivos financeiros, existe a opção de investir na renda fixa, aí sim você poderá avaliar estas notícias do mercado para escolher um bom investimento. Caso contrário, elas só irão atrapalhar.

Outro ponto importante é que as notícias econômicas costumam ser situadas em dois extremos – o otimismo exagerado e o pessimismo crônico. Atualmente estamos passando por uma onda de pessimismo que deve ser avaliada com cautela, especialmente no que se refere aos investimentos.

Um exemplo simples é a preocupação com o Tesouro Direto. Com as denúncias de corrupção, notícias sobre impeachment e escândalos do governo, muita gente acha que investir em títulos públicos não é uma boa opção. Mas, apesar das taxas e valores dos títulos serem influenciadas pelos acontecimentos, eles continuam sendo os títulos mais seguros do país. Além disso, os bancos e empresas investem boa parte do seu capital em títulos do governo, então se ocorrer algum calote, o país inteiro irá falir.

E, convenhamos, se o país falir não é a sua poupança que irá continuar “de pé”. Muito menos o dinheiro guardado embaixo do colchão, pois muito provavelmente o poder de compra dele será todo corroído pela inflação.

Com isso, quero dizer que você não deve ficar paranoico com as notícias que aparecem por aí. Nem animado demais em ondas de otimismo. Investir corretamente significa ter equilíbrio, uma carteira diversificada e um bom planejamento financeiro, não existem segredos.

 

Conclusão

Neste artigo, falei sobre alguns pontos polêmicos e erros comuns que vejo os investidores iniciantes cometendo. A moral da história é jamais depender de ninguém. Busque conhecimento, aprenda sobre os investimentos e tome suas decisões com consciência.

Se você quiser saber como aprendi a investir, leia este artigo em que eu falo um pouco sobre a minha experiência pessoal.

Utilize as dicas de profissionais, colegas e da mídia de maneira racional e crie um leque de opções para si mesmo – a escolha do melhor investimento hoje só poderá ser feita por você, tendo sempre como base o seu planejamento financeiro e o seu perfil de investidor.

Espero que tenha gostado do artigo, não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com os amigos!

 

  • Luiza

    Eu já tinha pensado em te perguntar isso. Não preciso mais rs! Obrigada ;*

  • 😉