corretora para investir

Você sabia que a maioria das pessoas perde dinheiro ao investir dinheiro por pura falta de atenção?

É isso mesmo. Muita gente começa a investir e, por falta de atenção e paciência, compra ações e papéis através do banco.

O problema é que elas perdem muito dinheiro com isso!

Neste artigo, você descobrirá a importância de investir através das corretoras de valores e o que você precisa avaliar para escolher a melhor corretora para seus investimentos.

Então, vamos ao conteúdo!

 

Eu preciso abrir uma conta em uma corretora de valores?

corretora de valores

As corretoras funcionam como agentes intermediários na operação de compra e venda de ativos financeiros. Pessoas físicas não podem comprar ações ou títulos do Tesouro Direto de forma direta, por isso é necessário ter esta intermediação.

Outros investimentos bancários, como CDB, LCI e LCA não precisam, necessariamente, serem realizados através das corretoras. É possível adquiri-los diretamente com o banco, mas a vantagem de investir nestes ativos pelas corretoras é que estas normalmente possuem parcerias com vários bancos grandes e pequenos, e oferecem uma grande variedade de títulos, prazos e valores.

Os bancos também funcionam como corretoras. Porém, estes cobram taxas altas para realizar estas operações, gerando custos desnecessários para o seu investimento. Além disso, no caso dos investimentos bancários em renda fixa, a maioria dos bancos grandes não oferece títulos de bancos fora da sua rede cooperada, reduzindo o número de opções para o investidor.

Além de reduzir custos, abrir uma conta em uma corretora de valores independente trará a você a facilidade de gerenciar todos os seus investimentos em um só local.

 

Critérios para Escolher uma Corretora de Valores

Para escolher a melhor corretora para você, é preciso analisar alguns fatores importantes:

1- Preço  

melhor corretora de valores para investir

Existem uma série de custos e taxas cobradas pelas corretoras de valores, e é preciso avaliar cada um com cautela antes de abrir a sua conta:

Taxas de corretagem

As taxas de corretagem são cobradas pelas operações de compra de investimentos como ações e fundos imobiliários, e, portanto, são importantes para quem investe nestes ativos financeiros.

Normalmente, as taxas de corretagem variam entre R$ 10,00 e R$ 15,00 por operação. É importante observar que algumas corretoras não cobram taxa de corretagem se houver um número mínimo de operações de compra por mês.

Outras, ainda, cobram uma % no valor investido ao invés de um valor fixo. Essa modalidade de cobrança é vantajosa para quem investe pouco dinheiro ou realiza poucas operações por mês.

Taxas de administração

As taxas de administração são cobradas para manter os seus investimentos. No caso do Tesouro Direto, a taxa de administração é anual, cobrada no momento da compra do título e a cada 12 meses da data do investimento. Existem muitas corretoras que não cobram esta taxa.

O valor comumente cobrado para investimentos no Tesouro Direto é de 0,1% a.a. até 0,3% a.a. para as corretoras independentes e 0,4% a.a. até 0,5% a.a. para as corretoras dos bancos.

À primeira vista, pode parecer que as taxas cobradas por bancos não são altas, porém se considerarmos que existem corretoras que cobram muito pouco ou são isentas, investir no Tesouro Direto pelo seu banco somente trará um custo desnecessário.  Especialmente para investimentos de longo prazo, estas taxas podem representar uma quantia grande de dinheiro.

Você pode consultar o ranking das taxas de administração cobradas pelas corretoras para o Tesouro Direto neste link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-ranking-dos-agentes-de-custodia

Atenção:  há uma taxa de custódia da BM&FBOVESPA de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos do Tesouro Direto, referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos, que é cobrada semestralmente. Essa taxa é cobrada proporcionalmente ao período em que o investidor mantiver o título.

Você não precisa se preocupar com o pagamento desta taxa da Bovespa, pois as corretoras enviam mensagens quando a data de cobrança se aproxima, para que você deixe este saldo disponível na conta. Esta taxa de 0,3% a.a. é fixa, independente da corretora, e é paga diretamente para a BM&FBovespa.

Taxas de custódia

As taxas de custódia são cobradas pelas corretoras de valores mensalmente para manter os investimentos em renda variável.

O valor desta taxa varia conforme o investimento. Para investimentos em renda variável, muitas corretoras não a cobram se houver um número mínimo de negociações por mês (por exemplo, uma operação de compra de ações). Quando há cobrança, o valor pode variar entre 7 e 40 reais.

Banco (taxas de TED DOC)

Antes de enviar seu dinheiro para a conta da corretora, é importante lembrar que haverá a cobrança do TED ou DOC.

Para evitar esta taxa, existem algumas alternativas:

  • Negociar um número maior de DOC/TED gratuitos em seu banco
  • Abrir uma conta digital, na qual não há cobrança de taxas.
  • Abrir uma conta em uma corretora que possua isenção desta taxa
  • Evitar transferir quantias pequenas por vez.

A conta digital é uma excelente alternativa para evitar estas taxas. Nessa modalidade de conta corrente, você tem acesso a todo o pacote de serviços do banco que são realizados via internet banking ou nos terminais de autoatendimento. A única restrição da conta digital é a realização de saques e transferências no caixa físico. Você pode verificar se existe esta modalidade no seu banco. Atualmente, as contas digitais mais comuns são a Iconta, do Itaú e a DigiConta, do Bradesco.

Se você investe pouco dinheiro, as opções são buscar uma corretora que tenha isenção nestas taxas (como por exemplo a Easyinvest) ou guardar o dinheiro na poupança por alguns meses até ter uma quantia maior e aí sim transferir para a corretora e investir em produtos mais rentáveis.

 Taxas de Resgate

Custos para transferência dos investimentos (taxa de resgate). Muitas corretoras não cobram esta taxa.

 

2- Atendimento

corretora bolsa de valores

Apesar do preço das taxas ser um fator muito importante para escolher a melhor corretora de valores, ele não deve ser o único fator a ser levado em consideração. O atendimento ao cliente é extremamente importante, especialmente para quem está começando a investir. Existem muitas corretoras que disponibilizam ferramentas de chat ao vivo, treinamentos, consultorias, telefones e diversos outros canais de suporte ao investidor.

Antes de abrir a sua conta, envie um e-mail ou acione algum dos canais de suporte da corretora e avalie o tratamento recebido. É importante que a corretora possua um bom atendimento, assim você estará livre de dores de cabeça no futuro.

Além disso, é interessante que o site da corretora possua uma interface amigável para o usuário, para que você consiga acessar facilmente as informações que precisa.

 

3- Ferramentas Oferecidas

corretora rico

As corretoras de valores também devem disponibilizar algumas ferramentas para o investidor. Se você deseja investir no Tesouro Direto, é interessante abrir a conta em uma corretora que seja integrada ao sistema do Tesouro Nacional, para que você consiga comprar seus títulos diretamente através do site da corretora, sem precisar acessar a plataforma do Tesouro Direto. A tabela dos agentes de custódia no site oficial do Tesouro Direto mostra quais são as corretoras que possuem sistemas integrados: Clique Aqui para Acessar

 

4- Segurança

O ponto principal ao escolher a corretora de valores é a segurança. Ao investir dinheiro, os papéis e ações deverão ficar registrados sempre em seu nome e CPF. A corretora é apenas o agente intermediário, mas você é o proprietário de todos os seus investimentos. Desta forma, se a corretora falir, você não perderá seu dinheiro.

Para garantir que este registro seja feito da maneira correta, existem alguns órgãos regulamentadores destas operações:

Registro na CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade vinculada ao ministério da Fazenda e sua função é fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. Ou seja, a CVM monitora o mercado, investiga e processa agentes de custódia (corretoras) que possuam operações fraudulentas.

melhor corretoraÉ extremamente importante que você verifique se a corretora está registrada na CVM antes de abrir a sua conta. A consulta pode ser feita neste link, basta inserir a Razão Social ou o CNPJ da corretora.

Retail Broker BM&FBovespa

corretora seguraUma informação importante para quem está começando a investir é que as corretoras não guardam os papéis e títulos adquiridos, e sim a BM&FBovespa (Antiga Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC).

Você pode buscar as corretoras registradas diretamente no site da BM&FBovespa através deste link:  Clique Aqui para Acessar

Para que uma corretora de valores seja confiável, ela deve seguir uma série de requisitos e indicadores operacionais.  Por este motivo, a BM&FBovespa criou o selo Retail Broker, que atesta a qualidade dos serviços prestados para os investidores. Investir em uma corretora que possua este selo é garantia de qualidade, satisfação e segurança nos serviços prestados.

As corretoras que possuem o selo Retail Broker na data de publicação deste artigo são:

corretoras tesouro direto

Você pode consultar a lista atualizada neste link

Títulos Privados de Renda Fixa: Selo CETIP Certifica

selo cetip certificaO Selo CETIP Certifica é uma certificação que comprova o registro da compra dos títulos de renda fixa privados (CDB, LCI, LCA, Debêntures, entre outros) em seu nome e CPF.

Se você deseja investir em LCI, LCA, CDB, Debêntures ou quaisquer outros investimentos de renda fixa privados através das corretoras de valores (e não diretamente com o banco emissor dos títulos), é recomendável abrir sua conta em uma corretora de valores que possua o Selo CETIP Certifica. Você pode consultar as instituições cadastradas neste link.

Corretoras para investir no Tesouro Direto

No caso do Tesouro Direto, assim como nos demais investimentos, os títulos ficarão em seu nome e CPF, e são guardados pela BM&FBovespa. Ao adquirir ou vender um título pelo site da corretora, você irá receber um e-mail da BM&FBovespa informando sobre a transação assim que ela for efetuada. Na imagem abaixo você pode conferir parte da tabela oficial, que também mostra as taxas cobradas, prazos e integração ou não com o sistema do Tesouro Nacional:

melhor corretora tesouro direto
Tabela de Corretoras do Tesouro Direto

No site do Tesouro Direto, você pode encontrar a lista completa das corretoras habilitadas: Clique Aqui para acessar.

5- Reputação

A primeira coisa que você deve fazer antes de abrir sua conta em uma corretora de valores é buscar informações sobre ela em outros sites e portais de notícias. Normalmente, corretoras com problemas na justiça e histórico de fraudes possuem um grande histórico de notícias polêmicas e reclamações.

Porém, tome cuidado com sites como o ReclameAqui. Apesar de ser uma boa fonte de informações, já vi muitas reclamações em que o cliente não soube investir corretamente e colocou a culpa na corretora.

Por fim, pergunte a pessoas que já possuem conta nestas corretoras, veja como é o atendimento e verifique se estas já tiveram algum problema.

 

Estou perdido (a), por onde começo?

 

Para facilitar a sua vida, aqui vão as 3 etapas para você escolher uma corretora de valores:

  1. Segurança: Buscar o Registro na CVM, Selo CETIP Certifica, Selo Retail Broker e informações em portais de notícias
  2. Avaliar as taxas e custos para Tesouro Direto, Ações e Títulos de Renda Fixa, conforme o tipo de investimento que você irá fazer.
  3. Testar os canais de suporte e atendimento e avaliar a interface do site como um todo.

Atualmente, eu possuo conta nas corretoras Spinelli, EasyInvest e Rico e estou satisfeita com todas elas. Além destas, também conheço pessoas que testaram e aprovaram as corretoras XP Investimentos e Socopa.

É importante ressaltar que esta não é uma recomendação direta para você abrir sua conta em qualquer uma das corretoras de valores acima, e sim apenas uma orientação com relação às corretoras mais utilizadas pelos investidores que eu conheço.

 

Como Abrir uma Conta em uma Corretora de Valores?

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa: abrir a sua conta na corretora.

Este processo é extremamente simples. A maioria das corretoras funcionam de maneira 100% online, ou seja, o processo é todo feito pela internet.

Para abrir a sua conta, basta entrar no site da corretora e preencher o formulário com as suas informações pessoais.

As corretoras também pedem o preenchimento de um pequeno questionário sobre seu perfil de investidor. Não se preocupe com este questionário, ele apenas irá influenciar o tipo de oportunidades de investimentos que a corretora irá enviar a você, normalmente na forma de e-mails semanais.

No momento do cadastro, ou logo após, será preciso cadastrar também a sua conta corrente pessoal, que você irá utilizar para transferir ou resgatar o dinheiro da corretora. É possível cadastrar mais de uma conta corrente, porém todas devem estar em seu nome e CPF. Por motivos de segurança, as corretoras não permitem a transferências de recursos para contas de terceiros.

Após o preenchimento do cadastro, basta enviar os documentos solicitados via e-mail, fax ou correio. Estes documentos normalmente são:

  • Ficha Cadastral e o Contrato de Intermediação Bovespa e/ou BM&F assinados;
  • Cópia simples e legível do RG ou do documento comprobatório informado no cadastramento;
  • Cópia simples e legível do CPF ;
  • Cópia simples e legível do Comprovante de Residência com data recente.

Menores de idade podem possuir conta em corretoras, e nestes casos é preciso enviar também os documentos do titular responsável.

Após o envio destes documentos, seu cadastro ficará sob análise e será aprovado dentro de alguns dias.

Assim que seu cadastro for aprovado, você já poderá enviar o dinheiro da sua conta corrente para a corretora e começar a investir.

 

Recapitulando…

Abrir a sua conta em uma corretora de valores pode parecer assustador no início, principalmente porque você estará transferindo seu dinheiro para um terreno até então desconhecido. Investir no sistema do seu próprio banco pode parecer seguro e confortável, porém saiba que você estará pagando um alto preço por isso.

Para escolher a corretora ideal para você, é importante avaliar os custos envolvidos nos investimentos, a existência de mensalidades para manter a conta ativa e os possíveis custos com transferências via TED/DOC.

Atualmente existem corretoras grandes e confiáveis no Brasil. Para ter mais segurança, é importante que você verifique o registro na CVM, busque pela corretora no sistema da BM&FBovespa, na lista de instituições financeiras do Tesouro Direto e, para investimentos em CDB, LCI e LCA, no site da CETIP.

Agora, uma dica: Você pode abrir contas em várias corretoras, conforme os tipos de investimentos. Não existe a corretora perfeita, e dependendo do investimento, uma pode ser mais vantajosa do que a outra, tanto com relação aos custos quanto a disponibilidade de consultorias e treinamentos.

começar a investir dinheiro

Começar a investir dinheiro é a melhor decisão que você tomará na sua vida, e abrir sua conta em uma corretora é o primeiro passo.

Você irá aprender muito durante este processo e , principalmente, poderá tomar suas decisões por conta própria, valorizar seu trabalho e o seu salário e atingir a independência financeira, segurança e tranquilidade para o seu futuro e o da sua família.

Não deixe esta oportunidade passar por medo de investir ou preguiça de tomar ações tão simples como abrir a sua conta em uma corretora de valores. Mas, se você está se sentindo perdido e não sabe o que fazer nem por onde começar, eu tenho uma ótima notícia: Eu posso te ajudar!

Para aqueles que não sabem investir e tem medo de tirar o dinheiro da poupança, eu criei um material completo e exclusivo, com um passo-a-passo para você fazer o seu planejamento financeiro e começar a investir, mesmo sem ter nenhum conhecimento sobre o assunto. Você pode conferir este material neste link.

Além de aprender a fazer um planejamento financeiro, organizar seu orçamento mensal, aprender sobre cada investimento, suas vantagens, desvantagens, o passo-a-passo para investir e, principalmente, como escolher os melhores investimentos para o seu dinheiro, você também terá acesso a um bônus especial que criei , com a análise completa das maiores corretoras do país  🙂 Clique Aqui e confira agora mesmo

E você, possui ou vai abrir sua conta em alguma corretora? Tem alguma dúvida sobre isso? Deixe aqui seu comentário 🙂

  • MICHAEL

    Olá , Hevlin Costa !!
    Quero agradecer pelo seu conhecimento e disponibilidade em explicar um pouco desse mundo de investimento, estou querendo começar a investir em uma ação para poder ter retorno no futuro e estou lendo muitos artigos, vendo alguns videos , passando o dia todo anotando e colhendo informações, e de tudo que eu consegui ler e ver até o momento esse é o melhor artigo sobre investimento na internet, todos sempre tentam pesar pro lado de uma corretora ou no meio de tanta explicação acabamos nos perdendo, mas com você eu vejo a sinceridade nas palavras , falou quais são as suas corretoras e sem nos influenciar a nenhuma delas .
    De coração mesmo eu nunca nem se quer escrevi nada pra ninguém nem nunca comentário eu fiz mas pra esse artigo eu fiz questão de manifestar meus parabéns e muito obrigado por compartilhar sua inteligência e sinceridade !!

    Michael Monteiro 18/10/2016

  • Hevlin Costa

    Olá Michel,
    Muito obrigada pelo seu depoimento!! Fico imensamente feliz em poder ajudar 🙂 Espero que os artigos do blog sejam úteis para você, e qualquer dúvida fique à vontade para perguntar 🙂