Vou confessar uma coisa: eu sempre tive um grande problema em entender como investir dinheiro. Eu via os jornais falando sobre economia e sempre achava tudo chato e difícil, mas ao mesmo tempo também sabia que eu deveria cuidar do meu dinheiro para ter um futuro melhor e uma aposentadoria tranquila.

Assim como eu, existem muitas pessoas que querem garantir uma aposentadoria e fazer o dinheiro guardado render juros mas não sabem como ou acreditam que não conseguem porque possuem pouco dinheiro.

A verdade é que  investir é simples  e não exige muito dinheiro para começar. No fim, tudo depende do objetivo que você escolheu para este dinheiro e do conhecimento básico sobre os tipos de investimentos que existem.

Nos próximos tópicos, vou te ensinar um passo-a-passo com tudo o que você precisa saber para começar a investir.

No vídeo abaixo, o Marcello Vieira, autor do curso O Investidor de Sucesso, liberou uma aula gratuita sobre como começar a investir, confira:

Não se desespere, você verá que investir é algo muito simples e acessível, e meu objetivo com esse artigo é ensinar as bases para começar. Você também irá conhecer alguns investimentos simples, seguros e que exigem pouco dinheiro, excelentes para quem está começando.

Então, vamos lá!

Como Investir Meu Dinheiro?

Neste ponto do artigo você já deve estar se perguntando: ok, aprendi que é possível investir, mas então me diga logo como investir meu dinheiro de forma prática e segura?

Calma.

Lembre-se:

O PRIMEIRO PASSO de tudo sempre é o mais difícil.

Vejo muitas pessoas que possuem dinheiro guardado, querem investir, mas não sabem como. Elas então buscam conselhos em bancos ou na Internet e se assustam com a quantidade de informações e de opções diferentes. De fato, no início é normal ficar um pouco perdido, como eu mesma fiquei, e neste artigo você verá que aprender como investir dinheiro não é um bicho de sete cabeças.

O objetivo aqui não é falar exatamente o quê você deve fazer com seu dinheiro ou como investir. Não há uma resposta definitiva para isso. É preciso ter calma e coerência nessa hora, para que você consiga investir de forma correta e adequada á sua realidade.

Antes de sair por aí pesquisando, você precisa responder a uma pergunta fundamental:

Para quê você quer investir?

como investir meu dinheiro
Como investir meu dinheiro? Longa estrada á frente… vamos lá!

Parece bobo, mas é extremamente importante. As pessoas possuem vários objetivos diferentes para o dinheiro, como comprar um carro, um imóvel, garantir a aposentadoria ou ficar milionário.Para cada um desses objetivos existe uma estratégia diferente de investimentos a ser adotada.

Logo, antes de sair por aí aplicando dinheiro em qualquer lugar, é preciso refletir e fazer um planejamento financeiro.

O SEGUNDO PASSO é saber o seu perfil de investidor.

Você é uma pessoa conservadora, arrojada ou equilibrada?

Investidores conservadores são aqueles que prezam pela segurança em primeiro lugar, mesmo que isso resulte em ganhar menos dinheiro.

Mas atenção: Isso não é uma regra. Existem investimentos de baixíssimo risco e altas rentabilidades, basta pesquisar.

Já os investidores arrojados aceitam perder dinheiro no curto prazo em prol de um alto retorno no longo prazo. E os investidores equilibrados são aqueles que ficam entre um perfil e o outro.

Um ponto importante aqui é o fato de que, quanto maior for o prazo da sua aplicação, maior poderá ser a tolerância ao risco.

Aplicações que podem ter muitas quedas e altas, como a bolsa de valores, possuem um potencial muito grande de ganho no longo prazo, pois haverá tempo suficiente para os ganhos absorverem as perdas que podem ocorrer em épocas de crise.

Já aplicações como o Tesouro Direto possuem potencial menor de ganho, porém são menos voláteis, isso é, se o título for levado até o vencimento não haverão oscilações na rentabilidade.

No início, a maioria das pessoas começa com um perfil conservador, pois tem receio de investir e perder dinheiro.  Com o tempo, elas passam a conhecer melhor os outros investimentos e ficam mais seguras em investir parte do seu dinheiro em aplicações mais voláteis como a Bolsa de Valores.

Conhecer seu perfil de investidor é muito importante para que você consiga investir seu dinheiro de forma correta. Vejo muitas pessoas que se interessam por investir na bolsa de valores, por exemplo, mas possuem perfil conservador. São exatamente essas pessoas que irão investir de forma errada e entrarão em desespero quando houver alguma queda no preço das ações. E também são elas que vão espalhar por aí a noção de que a bolsa brasileira não é confiável ou algo do tipo.

Não existe investimento bom ou ruim. Existe dinheiro mal investido.

Reflita sobre seu perfil de investidor, pense se você consegue conviver com perdas temporárias de capital ou se prefere algo que gere menos lucro porém seja mais constante com o tempo. Você pode descobrir seu perfil em testes como este: Descubra seu Perfil de Investidor 

O TERCEIRO PASSO é buscar conhecimento.

Quando comecei a aprender como investir meu dinheiro, a primeira coisa que fiz foi estudar e aprender sobre os tipos de investimentos.

Minha avó sempre me dizia:

‘’O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você’’

E é a mais pura verdade.

Conhecimento é poder. Se você conhece as opções, tem autonomia para tomar suas decisões e parar de depender de bancos e de analistas e sites de noticias.

Leia, aprenda, estude, conheça as possibilidades. Existem investimentos que rendem o dobro da poupança com muito mais segurança, basta conhecer.

Não é difícil, e eu estou aqui para te ajudar. Comece agora mesmo: no próximo tópico vou explicar um pouco mais sobre os tipos de investimentos que existem no mercado financeiro.

Onde Investir meu Dinheiro: Investimento Seguro e Rentável?

onde investir meu dinheiro

As pessoas estão acostumadas a investir somente na poupança, e por isso buscam algo que renda mais, mas que seja tão seguro quanto. E então sempre recebo a pergunta:

Hevlin, onde investir meu dinheiro? Quero um investimento que renda bastante mas que seja seguro!

Outro fato é a busca pela simplicidade. Aplicar na caderneta de poupança é uma operação extremamente simples, não requer nenhum tipo de conhecimento prévio. Mas, como consequência, o dinheiro irá render muito pouco e até perder da inflação.

Assim, buscar investimentos mais rentáveis significa também se dispor para aprender o básico sobre como investir dinheiro e realizar escolhas.

Antes de continuar, entenda uma coisa: Não existe investimento livre de risco, inclusive a própria poupança. Por isso é importante saber o seu perfil de investidor, como foi explicado no tópico anterior.

Existem duas classes principais de investimentos, a Renda Fixa e a Renda Variável:

 – Renda Fixa

Na renda fixa, você já sabe exatamente quanto o seu dinheiro irá render. Alguns títulos possuem uma data de vencimento, na qual você receberá seu dinheiro somado aos juros determinados no momento da compra.

Quem procura um grau maior de segurança pode optar por esse tipo de investimento. Um exemplo clássico de Renda Fixa é o Tesouro Direto, um excelente investimento que possui baixo risco e retornos muito superiores aos da poupança. Inclusive, preparei um curso completo sobre este investimento através da plataforma Udemy, clique aqui e confira

Outros exemplos de investimentos em renda fixa são a Poupança, Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), debêntures e Letras Hipotecárias (LHs).

– Renda Variável

Na renda variável, você não sabe quanto o seu dinheiro irá render, é possível apenas estimar. Por exemplo, na Bolsa de Valores, os preços das ações podem subir e cair rapidamente, e a isso é dado o nome de volatilidade.

Em contrapartida, os investimentos em renda variável podem ter rentabilidades muito maiores do que títulos de renda fixa. Exemplos de renda variável são a Bolsa de Valores e os Fundos imobiliários.

Em geral, a volatilidade dos investimentos em renda variável, e consequentemente o seu risco, são maiores do que em investimentos de renda fixa. Mas entenda que sempre haverá um risco, e para atingir rentabilidades maiores, é necessário optar por investimentos com maior volatilidade.

Saber essas diferenças é essencial para começar. Vejo pessoas que tem vontade de aplicar na bolsa de valores com prazos e objetivos incompatíveis com esse tipo de aplicação e acabam se frustrando quando sofrem alguma perda.

Além desses fatores, é necessário analisar a aplicação mínima para cada tipo de investimento, que é o que explicarei no próximo tópico.

Como Investir Pouco Dinheiro?

Quando pensamos sobre investir dinheiro, logo imaginamos pessoas milionárias, operações de compra e venda de terrenos, imóveis, e até mesmo empresas. Ou aquela imagem da bolsa de valores, com pessoas de terno e gravata lendo as colunas jornalísticas sobre o mercado financeiro.

E aí você acha que, com seu pobre dinheirinho, você só conseguirá, no máximo, ter uma poupança ou um plano de previdência privada. Quem sabe, no futuro, comprar um imóvel para alugar. Você passa horas refletindo sobre como investir pouco dinheiro e acha que não tem solução. E com isso, acaba desistindo de aprender. Como quase aconteceu comigo.

como investir pouco dinheiroA verdade é que investimentos não são coisas de gente rica, e é perfeitamente possível aprender como investir dinheiro mesmo se você não é o tio patinhas. Existem diversas aplicações que não exigem grandes fortunas para começar.

Um exemplo de investimento que não exige muito dinheiro para começar é o Tesouro DiretoO valor mínimo para investir é de 10% do preço de um título. Na data de publicação desse post, é possível encontrar títulos de cerca de R$ 500,00, então com R$ 50,00 já é possível investir.

Outro exemplo é a própria Bolsa de Valores. Muitas pessoas tem a imagem de que a bolsa é feita para pessoas muito ricas e com muito dinheiro. Mas, na realidade, a partir de R$ 500,00 o investimento já é viável.

Você consegue ver como não é preciso muito para começar?

É claro que existem aplicações que exigem quantias enormes para começar, mas sempre é possível encontrar algo que esteja de acordo com seus objetivos.

Mesmo assim,  muita gente se pergunta: Mesmo exigindo quantias pequenas inicialmente, será que mesmo assim vale a pena investir  pouco dinheiro? Pensando nisso, escrevi um pequeno tópico somente para discutir essa dúvida.

Investir Pouco Dinheiro vale a pena?

Nesse tópico, eu vou mostrar porque vale a pena investir, mesmo se você tem pouco dinheiro. Ao aplicar seu dinheiro e deixá-lo render no longo prazo, você poderá aproveitar o poder dos juros compostos, que irão multiplicar a quantidade investida em várias vezes, sem que você precise fazer nada para isso.

Fazer dinheiro gerar dinheiro é o sonho de qualquer pessoa, uma vez que você não precisa trabalhar para ganhar esse rendimento – é simplesmente o dinheiro se multiplicando ‘’sozinho’’.

investir pouco dinheiro
Investir Pouco Dinheiro? Só isso?

Se você tem muito dinheiro para investir, a sua rentabilidade não aumenta, se considerarmos um mesmo tipo de investimento.

Por exemplo, se você investe R$ 100,00 em um título do Tesouro Direto e outra pessoa investe R$ 100.000,00 no mesmo título, os ganhos serão os mesmos em termos percentuais.

A diferença é que uma pessoa com mais dinheiro consegue ter acesso a outros tipos de investimentos e a uma maior possibilidade de diversificação. Mas isso não faz com que investimentos com pouco dinheiro sejam inviáveis ou não valham a pena.

Imagine que você investiu R$ 100,00 no Tesouro Direto a uma taxa de 12% ao ano. Em 1 ano, ele irá render R$ 12.00. Parece pouco, não é?

Mas, pense comigo:

Se você não tivesse investido esses R$ 100,00, o que teria acontecido com esse dinheiro?

Nem precisa responder: aposto que ele teria desaparecido de alguma forma.

Então, você precisa entender que qualquer dinheiro investido é uma quantia que está lá guardada e que , se não fosse assim, você teria gastado sem perceber. Você teria perdido R$ 100,00. Agora, você ganhou R$ 112,00.

Vamos fazer a coisa mudar de figura: Imagine que você resolveu investir R$ 100,00 por mês até a sua aposentadoria aos 65 anos. Se você tiver 25 anos, irá guardar essa quantia mensal por 40 anos. Vamos considerar o mesmo investimento que rende 12% ao ano.

Na tabela abaixo, comparei a quantia total que você teria ao final desses 40 anos, considerando o mesmo investimento que rende 12% a.a. Comparei também com a poupança (aproximadamente 6% a.a.) e com guardar o dinheiro sem investir.

 Veja como é grande a diferença:

 

Guardar o dinheiro

sem investir

Investir na poupança(6% a.a.)

Investir no Tesouro Direto

(12% a.a.)

R$              48,000.00R$          199,149.07 R$   1,176,477.25

Obs.: para facilitar os cálculos, não foram considerados os efeitos da inflação. Não demonstrei os cálculos no post para não complicar a leitura, mas para quem tem interesse, usei somente o Excel. Se você quer aprender a fazer esta conta, deixe seu comentário no post 🙂

 Veja que com apenas R$ 100,00 por mês é possível ficar milionário! Imagine que maravilha, se aposentar aos 65 anos com 1 milhão de reais na conta?

Se você comparar com o dinheiro guardado sem investir, é possível afirmar que você transformou R$ 48.000,00 em mais de 1 Milhão!

Que Bruxaria é Essa???
Que Bruxaria é Essa???

Trata-se do poder dos juros compostos.

Da mesma forma que a sua dívida do cartão de crédito pula de R$ 200,00 para milhares de reais, seu dinheiro investido também se multiplicará pois irá render juros sobre juros e o resultado é uma quantia cada vez maior.

Quanto maior for o prazo e o valor das aplicações mensais, maior é o poder dessa bola de neve.

Já Dizia Einstein:

Juros Compostos como investir dinheiro

Então, sim, vale a pena investir com pouco dinheiro. E sim, você perde muito dinheiro se apenas investir em produtos tradicionais como a poupança. É preciso pensar fora da caixa e conhecer todas as possibilidades que existem por aí. E se você leu o post até aqui, é porque quer aprender como investir dinheiro corretamente, e esse post é o seu primeiro passo. Parabéns!

Agora, com essa pequena ‘’matemágica’’ chamada juros compostos, você deve estar ansioso para começar a investir. Mas qual seria o melhor investimento? No próximo tópico você vai entender como escolher o melhor investimento para seus objetivos.

E agora: Como Escolher o Melhor Investimento?

Você deve estar pensando: Com tantas opções, fica complicado escolher onde investir meu dinheiro! E eu concordo com você.

Não é uma tarefa simples, mas não é impossível. Se você conhecer como funcionam os tipos principais de investimentos e tiver um planejamento financeiro, fica muito mais fácil escolher o melhor investimento para cada caso.

Tá.. legal.. e agora? O que fazer?
Tá.. legal.. e agora? O que fazer?

Não há uma resposta única para essa pergunta. Tudo depende de cada situação, seus objetivos, prazos, valores,  e também da sua personalidade e do seu conhecimento em cada tipo de investimento.

Primeiramente, é preciso estabelecer seus objetivos, com prazo e valores definidos.

Quanto você tem para investir? Quando você quer resgatar esse dinheiro?

Pensando nos dois tipos principais de investimento, normalmente as aplicações em renda fixa como Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs são muito versáteis e podem ser utilizadas para qualquer prazo. Existem títulos que possuem vencimentos de 6 meses até mais de 30 anos.

Em termos de renda variável, é recomendável que o prazo seja médio/longo pois existem crises e flutuações do mercado que fazem o valor das aplicações variar. Aplicar em renda variável a curto prazo é recomendado somente para quem já tem experiência com este mercado e uma estratégia definida.

Não devemos esquecer da importância de analisar seu perfil de investidor.

Você está disposto a ter a possibilidade de perder dinheiro no curto prazo em função de um ganho maior no longo prazo?

Ou prefere que seu dinheiro renda menos com o tempo, porém sem esse tipo de risco?

Não se esqueça: O melhor investimento é aquele que financia seus objetivos e sonhos sem tirar sua noite de sono e sem colocar seu patrimônio em risco.


Recapitulando…

Neste artigo, você aprendeu que é preciso ter um planejamento financeiro com objetivos para o dinheiro, para que seja possível escolher o tipo de investimento. Você também aprendeu a diferença entre renda fixa e renda variável e descobriu que a partir de R$ 50.00 já é possível investir.

Este artigo foi criado para dar as bases necessárias para quem quer aprender como investir dinheiro a partir do zero. São os primeiros passos a serem tomados, e a partir daqui você deve buscar mais conhecimento sobre este assunto e também fazer o seu planejamento.

Aqui no blog existem vários outros artigos sobre como investir dinheiro, e você deve consultá-los sempre que necessário.

No canal do Youtube, postei um minicurso completo desenvolvido pelo Marcello Vieira sobre como investir dinheiro. Confira aqui a playlist:

Espero que este artigo tenha te ajudado. Se ficou alguma dúvida ou discorda de algo, deixe seu comentário abaixo. Fico á disposição para responder suas dúvidas 🙂

Caso queira aprender a investir com segurança e rentabilidade no Tesouro Direto, confira aqui neste link o curso completo que preparei , voltado para os investidores iniciantes.

  • Gerson Rodrigues

    Quando se decide investir dinheiro, estamos fazendo o esforço de guardar ao invés de gastar. O dinheiro que é gasto traz o benefício imediato da fruição de algum bem.
    O texto evitou tratar desse aspecto, melhor seria justificar a poupança como uma restrição imediata em função da geração de recursos para necessidades ou projetos futuros.

  • Poupar e Viver

    Olá Gerson!
    Você está certíssimo. No texto não explorei essa parte pois tenho outros posts com este assunto e tive receio do post ficar muito grande, mas posso complementar o artigo com essa discussão. Obrigada pela sugestão 🙂

  • Leandro Sierra

    O Pode dos Juros Compostos é fenomenal Hevlin! Temos que realmente usar ele ao nosso favor e investir em locais que realmente nos traga uma boa rentabilidade como é o caso do Tesouro Direto que você cita na simulação do artigo. É impressionante como ainda existe muita gente que guarda o dinheiro em casa e que “investe” em caderneta de poupança… E os bancos fazem a festa… Lucram cada vez mais com os Poupadores de Caderneta de Poupança..
    Excelente artigo e ótimo trabalho você esta realizando aqui neste blog.

  • Poupar e Viver

    Obrigada Leandro Sierra!

    Devemos sempre abrir a cabeça a novas opções.. afinal não ganhamos nada deixando os bancos ricos, não é? 🙂